Atuação da enfermagem no gerenciamento da resistência aos antimicrobianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0010

Palavras-chave:

Resistência Bacteriana, Cuidados de Enfermagem, Gestão de Antimicrobianos, Assistência

Resumo

A resistência bacteriana aos antimicrobianos é um dos principais problemas de saúde encontrados nos hospitais e fora deles, agravando o quadro clínico do paciente. A enfermagem é fundamental identificar e assistir o paciente que apresenta este tipo de resistência. Apresentar a atuação da enfermagem no gerenciamento da resistência aos antimicrobianos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que apresentou os resultados de dez artigos selecionados de acordo com os critérios de inclusão e de exclusão, levando em consideração os métodos qualitativo e analítico de pesquisa. Os artigos analisados apresentam a resistência bacteriana como um grave obstáculo para promoção da saúde, porque as superbactérias não permitem que os antimicrobianos exerçam a sua função no organismo. A enfermagem é a profissão que mais está em contato com os pacientes sendo necessário que se tenha um preparo para identificação dos principais sintomas e uma intervenção eficaz ocorra. Assim, para que o paciente tenha menos danos no quadro clínico é importante que o enfermeiro identifique os primeiros sinais de resistência antimicrobiana, identifique a superbactéria atuante no organismo e auxilie de forma efetiva no tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Canuto Duarte, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Enfermagem - Faculdades Integradas Carajás (2022). Estagiaria de enfermagem na CLINICA BELLA PLASTICA no periodo de 2019-2021.

Camila Silva e Souza, Faculdade Integrada Carajás

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Anápolis- Unievangelica (2009). Especialização em Enfermagem Ginecológica e Obstetrícia, pela Faculdades Integradas de Cruzeiro - Faculdade FIC (2015) Mestre em Ciências e Meio Ambiente- UFPA (2018) . Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada Carajás nas Disciplinas: Saúde Coletiva, Seminários, Educação em Saúde, Necessidades e Demandas em Saúde Publicas do Pará, Políticas Públicas de Saúde, Saúde da Mulher e ao Neonatal.Orientadora de TCC. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Medicina da Faculdade AFYA- FESAR. Professora do Curso de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Instituto Antônio Carlos - INCAR.

 

Publicado

2023-01-04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>