Atuação da enfermagem no gerenciamento da resistência aos antimicrobianos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0010Palavras-chave:
Resistência Bacteriana, Cuidados de Enfermagem, Gestão de Antimicrobianos, AssistênciaResumo
A resistência bacteriana aos antimicrobianos é um dos principais problemas de saúde encontrados nos hospitais e fora deles, agravando o quadro clínico do paciente. A enfermagem é fundamental identificar e assistir o paciente que apresenta este tipo de resistência. Apresentar a atuação da enfermagem no gerenciamento da resistência aos antimicrobianos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que apresentou os resultados de dez artigos selecionados de acordo com os critérios de inclusão e de exclusão, levando em consideração os métodos qualitativo e analítico de pesquisa. Os artigos analisados apresentam a resistência bacteriana como um grave obstáculo para promoção da saúde, porque as superbactérias não permitem que os antimicrobianos exerçam a sua função no organismo. A enfermagem é a profissão que mais está em contato com os pacientes sendo necessário que se tenha um preparo para identificação dos principais sintomas e uma intervenção eficaz ocorra. Assim, para que o paciente tenha menos danos no quadro clínico é importante que o enfermeiro identifique os primeiros sinais de resistência antimicrobiana, identifique a superbactéria atuante no organismo e auxilie de forma efetiva no tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.