Estudo do risco ambiental atrelado ao armazenamento de veículos sobre o solo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0004Palavras-chave:
Metais, Contaminação do solo, Depósito de veículos, Elementos-traçoResumo
Os veículos automotivos são uma potencial fonte de contaminação de solos por metais pesados, devido utilizarem baterias chumbo-ácidas e possuírem metais em sua carcaça e na pintura como pigmentos. Compreender as características de contaminação de metais pesados em solos e identificar a sua exposição ambiental fornecem informações importantes para a tomada de decisões para a remediação de solos contaminados. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a contaminação por metais (Cd, Pb, Ni, Zn, Cu e Cr) em 35 amostras de solo (fração < 2 mm). As amostras foram coletadas em dois depósitos de veículos apreendidos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sem impermeabilização, localizados em Araucária (AR) e Colombo (CL), região metropolitana de Curitiba – PR – Brasil. Foram realizados ensaios para determinação de carbono orgânico (CO) e pH. Para as análises de metais, as amostras foram preparadas conforme metodologia de digestão ácida EPA 3050-B e a leitura realizada por ICP-OES. Os resultados foram avaliados conforme a resolução CONAMA 420, índice de geoacumulação (Igeo), fator de contaminação (CF) e correlação de Pearson. A composição textural em AR e CL refletem elevada heterogeneidade e características químicas e físicas distintas. A região de AR apresentou maior teor de areia, pH mais ácido e concentração dos elementos analisados entre os valores de prevenção e investigação previsto na Resolução CONAMA 420/2009. CL demonstrou maior teor de argila e CO. CL apresentou pH menos ácido que em AR. Apenas um ponto coletado em CL apresentou concentração de Cu acima do valor de prevenção. O elemento Cd ficou abaixo do limite de detecção do método em AR e CL. A distribuição espacial de veículos associado à textura do solo e elementos analisados, demonstram uma distribuição superficial de elementos aleatória. O teor de CO, pH do solo e sua textura, associado ao Igeo, CF e correlação de Pearson, sugere que ambos os ambientes sofrem aporte de metais em pontos distintos. Fica evidente o aporte de metais pesados em depósito de veículos e do possível impacto antropogênico no solo.
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