Previsão espacial dos teores de elementos-traço em depósitos de veículos com base em modelagem geoestatística
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0030Palavras-chave:
Avaliação do Impacto Ambiental, Monitoramento, Solos, Inferência Espacial, Elementos TraçoResumo
Metais pesados podem ocorrem naturalmente nos solos provenientes do seu material de origem. Infelizmente, o número de áreas contaminadas por processos antropogênicos tem crescido e gerado graves problemas socioambientais, provocando riscos ecológicos e para a saúde humana. O objetivo principal deste estudo foi investigar a concentração de elementos- traços presentes em amostras de solo através de uma análise espacial utilizando técnicas geoestatísticas. Para a realização desta modelagem foram analisadas amostras de solo coletadas em duas áreas sem impermeabilização de depósito de veículos apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal localizados às margens da rodovia BR-476 (Rodovia do Xisto) na região de Araucária e BR-116 na região de Colombo, ambas no estado do Paraná, região metropolitana de Curitiba. As amostras foram preparadas conforme metodologia de digestão ácida e a leitura dos metais Pb, Zn, Cr, Cu e Ni realizada por Espectrofotometria de Emissão Óptica por Plasma Indutivamente Acoplado. Para a realização das análises estatísticas descritiva e espacial, análise variográfica e geração dos mapas das estimativas, foi utilizado o software R com o pacote geoR. Após uma análise descritiva dos cenários para verificar a existência de dependência espacial, construiu-se os variogramas experimentais que foram ajustados pelos modelos esférico, exponencial e gaussiano. Os mapas gerados utilizando a krigagem ordinária mostram claramente a variação espacial dos elementos destacando os locais com maiores valores de concentração. Além disso, permitem uma leitura de regiões com valores altos do contaminante, sendo muito úteis em estudos, uma vez que auxiliam na tomada de decisão no que tange saúde e ambiente.
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