O risco ambiental de armazenar veículos sobre o solo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0001Palavras-chave:
Metais, Contaminação do solo, Depósito de veículos, VestigiosResumo
Os veículos automotores são uma fonte potencial de contaminação do solo por metais pesados ??devido às suas baterias de chumbo-ácido e ao uso de metais em sua estrutura e pigmentos de pintura. Compreender as características da contaminação do solo por metais pesados e identificar sua exposição ambiental fornece informações importantes para a tomada de decisões quanto à remediação de solos contaminados. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a contaminação por metais (Cd, Pb, Ni, Zn, Cu e Cr) em 35 amostras de solo (fração<2 mm). As amostras foram coletadas em duas áreas de armazenamento não pavimentadas/não vedadas utilizadas pela Polícia Rodoviária Federal - PRF para armazenamento de veículos apreendidos, uma localizada em Araucária (AR) e outra em Colombo (CL), na região metropolitana de Curitiba/PR, Brasil. Ensaios foram realizados para determinar carbono orgânico (CO) e pH. Para análise dos metais, as amostras foram preparadas por digestão ácida (método EPA 3050-B) e medidas por ICP-OES. Os resultados foram avaliados de acordo com a Resolução CONAMA 420, índice de geoacumulação (Igeo), fator de contaminação (CF) e análise de correlação de Pearson. A composição textural do solo em AR e CL reflete um alto grau de heterogeneidade e características químicas e físicas distintas. O sítio de AR apresentou maior teor de areia e pH mais ácido que CL, e concentrações dos elementos analisados entre os valores de prevenção e investigação conforme Resolução CONAMA 420/2009. O sítio CL apresentou maior concentração de argila e OC e pH menos ácido do que AR. Apenas um ponto coletado no CL apresentou concentração de Cu acima do valor de prevenção. Tanto no AR quanto no CL, o elemento Cd estava abaixo da detectabilidade com a metodologia empregada. A distribuição espacial dos carros associada à textura do solo e os elementos analisados exibiram uma distribuição superficial aleatória dos elementos. O teor de CO, pH e textura do solo associados à correlação de Igeo, CF e Pearson sugere que ambos os ambientes sofrem entrada de metais em pontos diferentes. A entrada de metais pesados de veículos armazenados e o possível impacto antropogênico no solo é evidente.
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