O risco ambiental de armazenar veículos sobre o solo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0001

Palavras-chave:

Metais, Contaminação do solo, Depósito de veículos, Vestigios

Resumo

Os veículos automotores são uma fonte potencial de contaminação do solo por metais pesados ??devido às suas baterias de chumbo-ácido e ao uso de metais em sua estrutura e pigmentos de pintura. Compreender as características da contaminação do solo por metais pesados e identificar sua exposição ambiental fornece informações importantes para a tomada de decisões quanto à remediação de solos contaminados. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a contaminação por metais (Cd, Pb, Ni, Zn, Cu e Cr) em 35 amostras de solo (fração<2 mm). As amostras foram coletadas em duas áreas de armazenamento não pavimentadas/não vedadas utilizadas pela Polícia Rodoviária Federal - PRF para armazenamento de veículos apreendidos, uma localizada em Araucária (AR) e outra em Colombo (CL), na região metropolitana de Curitiba/PR, Brasil. Ensaios foram realizados para determinar carbono orgânico (CO) e pH. Para análise dos metais, as amostras foram preparadas por digestão ácida (método EPA 3050-B) e medidas por ICP-OES. Os resultados foram avaliados de acordo com a Resolução CONAMA 420, índice de geoacumulação (Igeo), fator de contaminação (CF) e análise de correlação de Pearson. A composição textural do solo em AR e CL reflete um alto grau de heterogeneidade e características químicas e físicas distintas. O sítio de AR apresentou maior teor de areia e pH mais ácido que CL, e concentrações dos elementos analisados entre os valores de prevenção e investigação conforme Resolução CONAMA 420/2009. O sítio CL apresentou maior concentração de argila e OC e pH menos ácido do que AR. Apenas um ponto coletado no CL apresentou concentração de Cu acima do valor de prevenção. Tanto no AR quanto no CL, o elemento Cd estava abaixo da detectabilidade com a metodologia empregada. A distribuição espacial dos carros associada à textura do solo e os elementos analisados exibiram uma distribuição superficial aleatória dos elementos. O teor de CO, pH e textura do solo associados à correlação de Igeo, CF e Pearson sugere que ambos os ambientes sofrem entrada de metais em pontos diferentes. A entrada de metais pesados de veículos armazenados e o possível impacto antropogênico no solo é evidente.

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Biografia do Autor

Cleyton Nascimento Makara, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Química (2015) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é aluno de mestrado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo o projeto intitulado Desenvolvimento de uma plataforma de baixo custo com aplicação na agricultura para determinação semi?quantitativa de micro- e macronutrientes no solo. Possuo experiência em análise de polifenóis e atividade antioxidante em alimentos, assim como determinação de espécies metálicas e nutrientes em matrizes de água, solo e sedimento. Possuo experiência na análise instrumental pelas técnicas de Espectrometria de Absorção Atômica com Atomizador de Chama (FAAS), Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES), Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS), Espectrometria de Fluorescência Molecular, Espectrometria UV-Vis, Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), Eletroforese e Eletroforese Capilar.

Larissa Kummer, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Tecnologia em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Curitiba (2006), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no câmpus Curitiba. Dentre as áreas de trabalho e interesse estão a avaliação do risco de contaminação ambiental e estudo da interação entre os poluentes e os constituintes minerais e orgânicos do solo. Destaca-se a contaminação do solo por metais pesados. Além disso, o estudo dos diversos impactos causados ao ambiente, buscando mitigar efeitos negativos. Trabalha também com gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos. 

Maurici Luzia Charnevski Del Monego, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutoramento em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.

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Publicado

2020-05-19