Avaliação geoestatística de metais traço em solos urbanos, Paraná, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0029

Palavras-chave:

Avaliação de Impacto Ambiental, Monitoramento, Solos, Inferência Espacial, Vestigios

Resumo

Metais traços são poluentes comuns em solos urbanos, tornando importante a avaliação desses poluentes. O objetivo principal deste estudo foi investigar as concentrações de metais traço em solos urbanos da região industrial de Curitiba, no Estado do Paraná, Brasil e examinar a aplicabilidade da modelagem geoestatística para avaliação do impacto ambiental gerado. Para as análises de oligoelementos, amostras de solo foram coletadas na profundidade de 0-20 cm e submetidas à digestão ácida, de acordo com o método 3050B. A identificação dos oligoelementos foi por meio da técnica Espectroscopia de Emissão Óptica. A textura do solo também foi analisada e os dados determinados pelo método de análise composicional. Para o mapeamento geoestatístico, foi utilizado o software R, com o pacote geoR. A variabilidade espacial dos dados amostrados foi analisada previamente calculando os indicadores estatísticos clássicos. Os resultados indicaram uma distribuição normal aproximada das amostras de dados que é desejável. Em seguida, o estimador clássico de Matheron foi usado para calcular o semivariograma experimental para várias direções. Nenhum efeito da anisotropia foi mostrado. O semivariograma foi ajustado a três modelos teóricos: esférico, exponencial e gaussiano. Os resultados da validação cruzada do modelo esférico sugeriram que este é o melhor modelo entre os demais. Finalmente, as previsões de metais em locais desconhecidos foram obtidas por krigagem comum. Em relação aos valores obtidos dos metais e aos valores padrão da legislação da arbitragem brasileira de manejo de áreas contaminadas, apenas uma área apresentou teores de Ni acima do permitido e os demais metais estavam ok. O mapa gerado mostra claramente a variação espacial de metais traço na área estudada. Os resultados são adequados e sugerem que o uso desta metodologia fornece contribuições significativas para o gerenciamento de áreas contaminadas por diferentes metais traço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Hoffmann Dib, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Química. 

Janaína de Fátima Gonzalez Munster Cicarello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Experiência em análises físico químicas na área de fertilizantes e farmacêutica. Vivência em análises microbiológicas. Conhecimento em validação analítica, desenvolvimento e implementação de novas metodologias. Participação em programas interlaboratoriais: ANDA, EMBRAPA, CBO. Conhecimento em técnicas de análise por emissão atômica e absorção atômica, fotometria, espectroscopia UV-VIS, noções básicas em cromatografia líquida, além de análises de rotinas laboratoriais. Interesse em adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoamento na área analítica.

Larissa Kummer, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Tecnologia em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Curitiba (2006), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no câmpus Curitiba. Dentre as áreas de trabalho e interesse estão a avaliação do risco de contaminação ambiental e estudo da interação entre os poluentes e os constituintes minerais e orgânicos do solo. Destaca-se a contaminação do solo por metais pesados. Além disso, o estudo dos diversos impactos causados ao ambiente, buscando mitigar efeitos negativos. Trabalha também com gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos.

Maurici Luzia Charnevski Del Monego, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná,
mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba e
doutoramento em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal.

Downloads

Publicado

2020-05-19