Estudo do risco ambiental atrelado ao armazenamento de veículos sobre o solo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0004

Palavras-chave:

Metais, Contaminação do solo, Depósito de veículos, Elementos-traço

Resumo

Os veículos automotivos são uma potencial fonte de contaminação de solos por metais pesados, devido utilizarem baterias chumbo-ácidas e possuírem metais em sua carcaça e na pintura como pigmentos. Compreender as características de contaminação de metais pesados em solos e identificar a sua exposição ambiental fornecem informações importantes para a tomada de decisões para a remediação de solos contaminados. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a contaminação por metais (Cd, Pb, Ni, Zn, Cu e Cr) em 35 amostras de solo (fração < 2 mm). As amostras foram coletadas em dois depósitos de veículos apreendidos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sem impermeabilização, localizados em Araucária (AR) e Colombo (CL), região metropolitana de Curitiba – PR – Brasil. Foram realizados ensaios para determinação de carbono orgânico (CO) e pH. Para as análises de metais, as amostras foram preparadas conforme metodologia de digestão ácida EPA 3050-B e a leitura realizada por ICP-OES. Os resultados foram avaliados conforme a resolução CONAMA 420, índice de geoacumulação (Igeo), fator de contaminação (CF) e correlação de Pearson. A composição textural em AR e CL refletem elevada heterogeneidade e características químicas e físicas distintas. A região de AR apresentou maior teor de areia, pH mais ácido e concentração dos elementos analisados entre os valores de prevenção e investigação previsto na Resolução CONAMA 420/2009. CL demonstrou maior teor de argila e CO. CL apresentou pH menos ácido que em AR. Apenas um ponto coletado em CL apresentou concentração de Cu acima do valor de prevenção. O elemento Cd ficou abaixo do limite de detecção do método em AR e CL. A distribuição espacial de veículos associado à textura do solo e elementos analisados, demonstram uma distribuição superficial de elementos aleatória. O teor de CO, pH do solo e sua textura, associado ao Igeo, CF e correlação de Pearson, sugere que ambos os ambientes sofrem aporte de metais em pontos distintos. Fica evidente o aporte de metais pesados em depósito de veículos e do possível impacto antropogênico no solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyton Nascimento Makara, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Química (2015) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é aluno de mestrado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo o projeto intitulado Desenvolvimento de uma plataforma de baixo custo com aplicação na agricultura para determinação semi?quantitativa de micro- e macronutrientes no solo. Possuo experiência em análise de polifenóis e atividade antioxidante em alimentos, assim como determinação de espécies metálicas e nutrientes em matrizes de água, solo e sedimento. Possuo experiência na análise instrumental pelas técnicas de Espectrometria de Absorção Atômica com Atomizador de Chama (FAAS), Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES), Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS), Espectrometria de Fluorescência Molecular, Espectrometria UV-Vis, Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), Eletroforese e Eletroforese Capilar.

Larissa Kummer, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Tecnologia em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Curitiba (2006), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no câmpus Curitiba. Dentre as áreas de trabalho e interesse estão a avaliação do risco de contaminação ambiental e estudo da interação entre os poluentes e os constituintes minerais e orgânicos do solo. Destaca-se a contaminação do solo por metais pesados. Além disso, o estudo dos diversos impactos causados ao ambiente, buscando mitigar efeitos negativos. Trabalha também com gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos.

Maurici Luzia Charnevski Del Monego, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutoramento em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal . 

Downloads

Publicado

2020-06-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)