Modelagem geoestatística de parâmetros de qualidade da água em lagoa urbana

Autores

Palavras-chave:

Variabilidade Espacial, Recursos Hídricos, Monitoramento Ambiental

Resumo

No processo de desenvolvimento sustentável, o planejamento e a administração dos recursos hídricos são essenciais para uma melhor gestão ambiental. Preocupação com as questões relativas ao meio ambiente sugere que sejam realizadas abordagens sistemáticas relacionadas com o monitoramento dos impactos ambientais. A metodologia geoestatística se apresenta como um método que utiliza procedimentos estatísticos aplicados a situações cujos dados estão relacionados a fenômenos naturais espacialmente distribuídos e correlacionados. Seguindo esta temática, esta pesquisa tem o objetivo de mapear e avaliar a dispersão de alguns parâmetros de qualidade da água na lagoa do rio Barigui, localizado em Curitiba – Paraná. Para a realização desta modelagem, foram coletadas e analisadas amostras de água de 20 pontos em quatro coletas ao longo do ano, para demonstrar o efeito da sazonalidade. Todo o processamento geoestatístico e estatístico foi realizado através do software livre R e o seu pacote de extensão GeoR. Com os resultados obtidos foi possível caracterizar a variabilidade espacial destes parâmetros na lagoa do rio Barigui, demostrando que a metodologia é eficiente para a gestão de recursos hídricos e monitoramento ambiental em lagoas urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Rodrigo Leonardi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ciências e Tecnologia Ambiental na área de concentração em Avaliação de Bacias Hidrográficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2018); Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (2016); Geógrafo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) com ênfase em Geociências (2014); Aperfeiçoamento profissional na área de Topografia (2013). Experiência há mais de 6 anos em Geoprocessamento, atuando na área de estudos ambientais, elaboração de mapas temáticos para materiais didáticos e instrutor de cursos online e presenciais. Além disso, trabalha como consultor na área de mapeamento, registro de imagens e operação de softwares (ArcGIS, QGIS, SPRING, gvSIG e Global Mapper) para desenvolvimento de projetos em Sistemas de Informação Geográfica (GIS) específicos.

Tais Cristina Filippe, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Formada em Bacharelado em Química Tecnológica, com ênfase Ambiental, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em 2015. Foi bolsista de iniciação científica no Laboratório de Estudos Avançados em Quimica Ambiental (LEAQUA) durante o período de 2012 - 2015. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em análises físicas e químicas de água e análise de micropoluentes por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e cromatografia gasosa (CG-MS/MS).

Luana Mayumi Takahasi Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Tecnóloga em Processos Ambientais na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Campus Curitiba). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cicência e Tecnologia Ambiental da UTFPR. Participa do projeto de pesquisa CNPQ sobre Bioacumulação de Contaminantes Emergentes em Perifíton. Participa do projeto de desenvolvimento AutoMon - Levantamento Automatizado e Análise Inteligente de Dados para medição de descargas sólidas e líquidas em parceria com o INESC. Atua principalmente nas seguintes áreas: análises em Cromatografia Líquida acoplada à espectrometria de massas (LCMS/TQ), Cromatografia Gasosa acoplada à espectrometria de massas (GCMSMS), espectrofotometria de absorção e fluorescência molecular, Determinação Contaminantes Emergentes em amostras ambientais, Monitoramento ambiental, Gerenciamento e validação do banco de dados da qualidade do ar.

Alinne Mizukawab, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Tecnologia em Química Ambiental (2009) e Engenharia Ambiental (2018), mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (2012) e doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2016), com perídio sanduíche no IDAEA-CSIC, Barcelona, Espanha. Atualmente é professora dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental do Centro Universitário UNIFACEAR e de pós-graduação do Centro Universitário UNINTER. Tem experiência na área de Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Contaminantes Emergentes, cromatografia líquida, cromatografia gasosa e avaliação de risco.

Júlio César Rodrigues de Azevedo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-doutorado em Ciências Ambientais/Química Ambiental na Universidade de Coimbra, Portugal, em 2015. Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1992). Especialização em Ensino Superior de Química, 2002, UEM. Bacharelado e Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988). Atualmente é professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador de mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA/UTFPR). Orientador de mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA/UFPR). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistemas aquáticos, fluorescência, metais e contaminantes emergentes. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária até de ago/2013 - dez/2016.

Maurici Luzia Charnevski Del Monego, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutoramento em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal .

Downloads

Publicado

2020-06-05