Avaliação da aplicabilidade de sistema fotovoltaico conectado à rede em uma granja no Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.001.0025

Palavras-chave:

Energia Solar, Sistema Fotovoltaico, Mudanças Climáticas

Resumo

O desenvolvimento econômico e a promoção da qualidade de vida da população vêm despertando o aumento da preocupação quanto ao suprimento da demanda energética mundial. O esgotamento de fontes não renováveis de energia como o carvão mineral, petróleo e gás natural, além do cenário atual frente às mudanças climáticas, com uma grande parcela de emissões de gases de efeito estufa pelo setor energético, tende a incentivar novos investimentos em fontes renováveis de energia, dentre elas, a energia solar. Este estudo visa dimensionar e avaliar a capacidade de geração de energia elétrica a partir de um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede - SFVCR, para desenvolvimento das atividades de uma granja produtora de aves no estado do Mato Grosso, frente aos impactos ambientais intrínsecos ao sistema. De acordo com informações acerca do consumo de energia do empreendimento, bem como segundo dados de irradiação solar incidente no plano, disponibilizados pelo banco de dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar, foi possível projetar um sistema fotovoltaico para realizar o abastecimento de energia elétrica do empreendimento. Baseado na potência do sistema dimensionado e capacidade de geração de energia elétrica, foi calculada a estimativa de emissões de gases de efeito estufa evitadas durante a operação do sistema, segundo dados publicados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Os resultados indicam a viabilidade para implantação do SFVCR no local, tendo em vista a disponibilidade de área para implantação, incidência de irradiação solar constante, permitindo a geração de energia elétrica ao longo do ano e compensação junto à concessionária local, de acordo com a Resolução Normativa nº 482/2012 da ANEEL. Ainda, foi demonstrado que, caso o sistema seja efetivamente implantado, a emissão de gases de efeito estufa a partir do consumo de energia pela granja, seria minimizada em pelo menos 17 tCO2 equivalente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Luiza Paiva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UTFPR. Graduada em Tecnologia em Processos Ambientais pela UTFPR. Experiência em processos de licenciamento ambiental com diversos órgãos do país ? FEPAM, INEMA, IDEMA, SEMAR, FATMA, IPHAN ? realizando análise, juntada de documentação e relacionamento direto com o órgão responsável. Aptidão para atuar em processos de financiamentos por instituições financeiras baseadas nos Princípios do Equador. Vivência na contratação, coordenação e acompanhamento de atividades de consultorias ambientais. Supervisão em campo das atividades de implantação dos empreendimentos. Competência para verificação do cumprimento das condicionantes ambientais vigentes. Elaboração de procedimentos, diretrizes ambientais, planos de ação, PGRS e relatórios técnicos. Experiência na análise de processos e relatórios técnicos contendo a execução dos programas básicos ambientais. Execução de ações socioambientais e educação ambiental. Conhecimento das atividades e análises ligadas a estações de tratamento de efluentes. Prática na gestão simultânea de projetos, análise de aspectos e riscos ambientais de resíduos sólidos urbanos e industriais, recursos hídricos, poluição atmosférica e sonora. Conhecimento sobre aspectos relevantes da organização industrial, implantação, controle e análise crítica de um sistema de gestão ambiental. Vivência na adequação das empresas às normas nacionais e internacionais de padrão e qualidade, obtenção de certificação de energia renovável e processos de financiamento. Aptidão para trabalhar com gestão em equipe. Proativa, perspicaz e resolutiva, apresentando soluções e novas estratégias para a solução de conflitos.

Julio César Rodrigues de Azevedo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-doutorado em Ciências Ambientais/Química Ambiental na Universidade de Coimbra, Portugal, em 2015. Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1992). Especialização em Ensino Superior de Química, 2002, UEM. Bacharelado e Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988). Atualmente é professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador de mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA/UTFPR). Orientador de mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA/UFPR). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistemas aquáticos, fluorescência, metais e contaminantes emergentes. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária até de ago/2013 - dez/2016.

Jair Urbanetz Júnior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor TITULAR na UTFPR. Doutor na área de Sistemas Fotovoltaicos pela UFSC (2010), sob orientação do Prof. PhD. Ricardo Rüther; Mestre em Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico pela UFSC (2002), sob orientação do Prof. PhD. Ivo Barbi; Especialista em Gerência da Engenharia de Manutenção pela UTFPR (1999), sob orientação da Profa. Dra. Andréa Lucia Costa; Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela UTFPR (1995) e Técnico em Eletrônica pela UTFPR (1986). É professor no Departamento de Eletrotécnica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Curitiba, desde 1996, onde atua nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e no Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. Também é Coordenador do Curso de Pós Graduação a nível de Especialização em Energias Renováveis e Professor no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE) a nível de Mestrado, e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) a nível de Mestrado e Doutorado. É autor do livro ELETRÔNICA APLICADA lançado em 2010 pela Editora BASE, e do ATLAS DE ENERGIA SOLAR DO ESTADO DO PARANÁ, lançado em 2017. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência e Energia Solar Fotovoltaica. É pesquisador pela UTFPR no Grupo de Pesquisa em Energia Solar e Sistemas Fotovoltaicos, no Grupo de Pesquisa em Eletrônica de Potência e no Grupo de Pesquisa Tecnologia e Meio Ambiente. Pela UFSC é pesquisador no Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar. Colabora na coordenação do Laboratório de Energia Solar - LABENS da UTFPR e atua como pesquisador no Projeto P&D ANEEL/COPEL - Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas. Revisor dos periódicos Revista SODEBRAS e Revista Brasileira de Energia.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)