Um método quechers modificado para análise de cinco resíduos de pesticidas no leite de vaca por análise GC-MS
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0004Palavras-chave:
Análise Química, Resíduo Veterinário, Controle de QualidadeResumo
Neste estudo, amostras de leite de vaca foram utilizadas para determinar a presença de substâncias residuais (amitraz, fluazuron, eprinomectina, clorpirifós, cipermetrina e diclorvos). A primeira etapa foi realizada para validar o método de extração QuEChERS (modificado) e a segunda etapa envolveu a caracterização e quantificação dos resíduos dessas substâncias químicas contidas no leite de vaca da fazenda experimental da Unicesumar. A metodologia foi validada através da análise de recuperações médias superiores a 90%, excelente precisão (<20%) e baixos limites de detecção (0,023 a 1,79 µg L-1) e quantificação (0,05 a 3,13 µg L-1). O leite coletado de grupos de gado leiteiro (preto e branco holandês) apresentou grande quantidade de resíduos nos dias 0, 1 e 2 após a aplicação, sendo a maior concentração o clorpirifós no dia 0 (632,2 µg L-1). A metodologia QuEChERS aliada à cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas mostrou-se um método de fácil aplicação e altamente eficiente para o desenvolvimento de análises de rotina no controle de qualidade do leite de vaca para detecção de resíduos de medicamentos veterinários utilizados no combate a carrapatos em bovinos leiteiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.