Um método quechers modificado para análise de cinco resíduos de pesticidas no leite de vaca por análise GC-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0004

Palavras-chave:

Análise Química, Resíduo Veterinário, Controle de Qualidade

Resumo

Neste estudo, amostras de leite de vaca foram utilizadas para determinar a presença de substâncias residuais (amitraz, fluazuron, eprinomectina, clorpirifós, cipermetrina e diclorvos). A primeira etapa foi realizada para validar o método de extração QuEChERS (modificado) e a segunda etapa envolveu a caracterização e quantificação dos resíduos dessas substâncias químicas contidas no leite de vaca da fazenda experimental da Unicesumar. A metodologia foi validada através da análise de recuperações médias superiores a 90%, excelente precisão (<20%) e baixos limites de detecção (0,023 a 1,79 µg L-1) e quantificação (0,05 a 3,13 µg L-1). O leite coletado de grupos de gado leiteiro (preto e branco holandês) apresentou grande quantidade de resíduos nos dias 0, 1 e 2 após a aplicação, sendo a maior concentração o clorpirifós no dia 0 (632,2 µg L-1). A metodologia QuEChERS aliada à cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas mostrou-se um método de fácil aplicação e altamente eficiente para o desenvolvimento de análises de rotina no controle de qualidade do leite de vaca para detecção de resíduos de medicamentos veterinários utilizados no combate a carrapatos em bovinos leiteiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Franco de Araújo Almeida Campos, Centro Universitário de Maringá

Bacharel em química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Iniciação científica na área de química orgânica, extração assistida por microondas de compostos polares das cascas de eucalipto. Cursando mestrado Tecnologias Limpas pela Unicesumar. Professor Colégio Nobel, Maringá (Paraná). 

Rodrigo Sadao Inumaro, Centro Universitário de Maringá

Possui graduação em Biomedicina e habilitação nas áreas de Análises Clínicas e Imagenologia pela Universidade UniCesumar (2020). Cursando a Pós-Graduação em Tecnologias Limpas a nível Mestrado na Universidade Unicesumar.

Nathalia Akemi Neves Kohara, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Farmácia pelo Centro Universitário de Maringá (2020). Mestranda no programa de Ciências Farmacêuticas na Universidade Estadual de Maringá. Trabalha com modelo animal de Isquemia Cerebral Global e Transitória investigando drogas neuroprotetoras.

Maria de Los Angeles Perez Lizama, Centro de Ensino Superior de Maringá

Possui graduação em Biologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1988), mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (1994) e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Realizou orientação no Curso de Especialização em Aquicultura - Sanidade e desenvolvimento sustentável na Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora na UNICESUMAR, onde desempenha atividades de pesquisa, orientação e docência como responsável na graduação nas disciplinas de Parasitologia Geral, Legislação Profissional, Zoologia Geral, Zoologia de Vertebrados, Anatomia e Fisiologia Comparada e Evolução no curso de Ciências Biológicas e Ecologia e Bioclimatologia e Sustentabilidade no curso de graduação de Medicina Veterinária e na pós-graduação em Tecnologias Limpas. Neste programa também participa de projetos na área de educação ambiental. Possui Bolsa de Produtividade pelo ICETI. Projetos de pesquisa e extensão da Universidade Estadual também. Atualmente é primeira secretária da Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos - ABRAPOA, participa como membro do CONDEMA, do CEUA, do CBH Piraponema, GT-CBH Paranapanema, membro consultor da Reserva das Perobas (ICMBIO) e membro da Climate Resilience Network - RIPEDRC. Atua como membro consultivo "Elsevier Advisory Panel" desde 2020 e do "Inter-University Sustainable Development Reseach Programme" (IUSDRP) e consultora da FAPESP, FACEPE e FA. Tem experiência na área de Ictiologia, Ictioparasitologia, com ênfase em bioindicadores ambientais, ecologia e ciências ambientais. Na pós-graduação atua na área de biomonitoramento de qualidade ambiental, recursos hídricos, sustentabilidade, ecoeficência urbana, resíduos e educação ambiental. 

Fabio Luiz Bim Cavalieri, Centro de Ensino Superior de Maringá

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (1998), graduação em Medicina veterinária pelo Centro Universitário de Maringá (2007) mestrado em Produção animal pela Universidade Estadual de Maringá e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (2000) e Doutorado em Produção Animal pela Universidade Estadual de Maringá e Agri and Food Canada (2003). Atualmente é Professor Titular do Centro Universitário de Maringá na disciplina de Biotecnologia da Reprodução Animal, Professor no Mestrado em Tecnologia Limpas do Unicesumar, Diretor do Laboratório de Produção In Vitro de Embriões Bovinos do Unicesumar/Bio-Biotecnologia Animal e Sócio Proprietário da Empresa Gestar Embriões LTDA . Tem experiência na área de Reprodução e Produção animal, com ênfase em Transferencia de embriões em bovinos e equinos, Aspiração folicular em bovinos e Produção in vitro de embriões. 

José Eduardo Gonçalves, Universidade Cesumar

Químico pela Universidade Estadual de Maringá (1992), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1995) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor do Centro Universitário de Maringá, , membro do corpo docente permanente e do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar, além de ser bolsista Produtividade do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação desde setembro de 2011. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, identificação de substâncias bioativas, cromatografia gasosa e espectrometria de massa e na área de Ciências Ambientais. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) do Instituto Nacional de Estudos (SINAES/INEP/MEC), estando credenciado como Avaliador Institucional e de Cursos de Graduação do SINAES/CAPES.Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ ( CNPq Nº 09/2018) na área de Ciências Ambientais - período 2019 - 2022.

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)