Análise dos modos e efeitos de falhas no sistema de abastecimento de água do município de Bananeiras-PB: uma abordagem da captação à rede de distribuição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0039

Palavras-chave:

Metodologia de Análise de Risco, FMEA, Sistema de Abastecimento de Água

Resumo

O risco é algo que permeia a humanidade desde o seu primórdio. Através da sua percepção é possível conjecturar cenários futuros indesejáveis e, desta feita, possibilitar a sua eliminação ou mitigação já que a sua materialização tem a probabilidade de trazer malefícios a organização, ao ser humano e até mesmo ao meio ambiente. Sendo assim, a aplicação de metodologias de análise de risco permite auxiliar as empresas a prevenir ou diminuir o impacto causado por eventuais mecanismos que prejudicam a qualidade do serviço prestado e a operabilidade do sistema. Compondo o rol de serviços, inclui-se os sistemas de abastecimento de água (SAA), que apresenta complexidade em sua operação e, como qualquer outra atividade, está sujeita a ocorrência de falhas. O objetivo dessa pesquisa foi elencar os potenciais modos de falhas inseridos em cada etapa do SAA do município de Bananeiras-PB. Para tal, utilizou-se a metodologia Failure Mode and Effects Analysis (FMEA), considerando as etapas de Captação, Adução, Tratamento, Elevação de Água Tratada, Reservação e Distribuição do sistema. Foram entrevistados onze profissionais ligados à área de recursos hídricos e saneamento a fim de quantificar as causas das falhas e seus respectivos graus de Severidade, Ocorrência e Detecção e, por meio dos produtos dos três índices, encontrar o grau de risco (RPN). Com os resultados obtidos foi possível ranquear quais os eventos possuem maior probabilidade de acontecer, bem como a sua magnitude e chance de interromper o serviço prestado aos usuários. Através da ponderação, a etapa de distribuição foi a que apresentou maior RPN. Necessita-se a inserção de medidas de prevenção e de mitigação a fim de atenuar as possíveis falhas inerentes ao sistema, haja vista que, algumas já se concretizam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Hayran Cabral dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais por meio do Programa de Pós-Graduação em Enganharia e Gestão de Recursos Naturais (PPGEGRN) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) . Especialista em Ciências Ambientais por meio das Faculdades Integradas de Patos - FIP. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. e Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB. Exerce atividades nas linhas de pesquisas ligadas a Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental.e Gerenciamento de Risco Ambiental. 

Dayse Luna Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2001), e doutorado pelo programa de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Campina Grande.

Andrea Carla Lima Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1999, mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2001) pela Universidade Federal da Paraíba com um período de um ano na Universidade de Ehime Japão e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2007. É professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG) desde 2010 onde atua na área de Saneamento ambiental, com pesquisas relacionadas principalmente aos componentes: abastecimento de água, drenagem pluvial e esgotamento sanitário. Temas mais recorrentes: Indicadores de qualidade de serviços de água e esgotamento sanitário, gestão de demanda de água, aproveitamento de água de chuva e reuso de águas residuárias em edificações, instalações prediais de água, esgotamento sanitário e instalações de combate a incêndio, avaliação da eficiência de sistema de drenagem urbana, avaliação da qualidade das águas pluviais em bacias de drenagem; utilização de medidas de baixo impacto como auxílio a sistemas de drenagem urbana. 

Downloads

Publicado

2021-08-22

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)