Desenvolvimento de um protótipo inteligente utilizando sensor turbina para detecção de vazamentos em edificações
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0012Palavras-chave:
Automação, Gestão de água, Midromedição inteligenteResumo
Os cenários de escassez hídrica recorrentes e a disponibilidade limitada trazem à tona a necessidade de monitoramento e gestão de água mais eficientes. Um dispositivo inteligente com energia renovável para monitoramento do consumo de água e detecção de vazamentos é uma ferramenta importante que pode auxiliar a redução de perdas e desperdícios em edificações. O procedimento metodológico foi composto pela identificação dos componentes para o desenvolvimento do protótipo inteligente de detecção de vazamentos, elaboração da programação do microcontrolador e posterior instalação para uso. A pesquisa foi realizada no Campus central da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O protótipo foi desenvolvido utilizando linguagem de programação própria do Arduino, microcontrolador tipo NodeMCU com Wi-Fi integrado, sensor de fluxo do tipo turbina com contagem de pulsos, bateria recarregável e alimentação por energia solar via painel fotovoltaico, além dos acessórios necessários ao funcionamento, com custo total de R$ 159,98, valor viável diante dos ganhos econômicos e ambientais advindos com a detecção de padrões de consumos em horários no qual não há atividades no local. O protótipo inteligente funcionou satisfatoriamente e automação detectou perdas de até 1,96% na edificação estudada, o equivalente a 12,81 litros no dia 30 de outubro de 2021. Como conclusão, é possível validar o uso do protótipo para monitoramento de consumo de água e detecção de vazamentos em edificações, sendo uma ferramenta aplicável e de baixo custo para auxiliar na gestão de água em edificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.