Desenvolvimento de um protótipo inteligente utilizando sensor turbina para detecção de vazamentos em edificações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0012

Palabras clave:

Automação, Gestão de água, Midromedição inteligente

Resumen

Os cenários de escassez hídrica recorrentes e a disponibilidade limitada trazem à tona a necessidade de monitoramento e gestão de água mais eficientes. Um dispositivo inteligente com energia renovável para monitoramento do consumo de água e detecção de vazamentos é uma ferramenta importante que pode auxiliar a redução de perdas e desperdícios em edificações. O procedimento metodológico foi composto pela identificação dos componentes para o desenvolvimento do protótipo inteligente de detecção de vazamentos, elaboração da programação do microcontrolador e posterior instalação para uso. A pesquisa foi realizada no Campus central da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O protótipo foi desenvolvido utilizando linguagem de programação própria do Arduino, microcontrolador tipo NodeMCU com Wi-Fi integrado, sensor de fluxo do tipo turbina com contagem de pulsos, bateria recarregável e alimentação por energia solar via painel fotovoltaico, além dos acessórios necessários ao funcionamento, com custo total de R$ 159,98, valor viável diante dos ganhos econômicos e ambientais advindos com a detecção de padrões de consumos em horários no qual não há atividades no local. O protótipo inteligente funcionou satisfatoriamente e automação detectou perdas de até 1,96% na edificação estudada, o equivalente a 12,81 litros no dia 30 de outubro de 2021.  Como conclusão, é possível validar o uso do protótipo para monitoramento de consumo de água e detecção de vazamentos em edificações, sendo uma ferramenta aplicável e de baixo custo para auxiliar na gestão de água em edificações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luísa Eduarda Lucena de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2015, mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2017), área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pela Universidade Federal de Campina Grande e doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, é professora na Universidade Estadual da Paraíba e no Centro Universitário UNIFIP, atuando no Curso de Graduação em Engenharia Civil. Atua ainda como tutora pedagógica e como coordenadora de TCC do curso de Engenharia Civil do UNIFIP

Dayse Luna, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2001), e doutorado pelo programa de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Campina Grande.

Andrea Carla Lima Rodrigues, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1999, mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2001) pela Universidade Federal da Paraíba com um período de um ano na Universidade de Ehime Japão e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2007. É professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG) desde 2010 onde atua na área de Saneamento ambiental, com pesquisas relacionadas principalmente aos componentes: abastecimento de água, drenagem pluvial e esgotamento sanitário. Temas mais recorrentes: Indicadores de qualidade de serviços de água e esgotamento sanitário, gestão de demanda de água, aproveitamento de água de chuva e reuso de águas residuárias em edificações, instalações prediais de água, esgotamento sanitário e instalações de combate a incêndio, avaliação da eficiência de sistema de drenagem urbana, avaliação da qualidade das águas pluviais em bacias de drenagem; utilização de medidas de baixo impacto como auxílio a sistemas de drenagem urbana.

Igor Antônio de Paiva Brandão, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande(2019). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Hidráulica.

Antônio Leomar Ferreira Soares, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2009), com mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela UFCG (2012). Atualmente é servidor público da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, exercendo o cargo de Engenheiro Civil na Prefeitura Universitária. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em construção, elaboração de projetos, orçamento e fiscalização de obras.

Publicado

2021-12-23

Artículos más leídos del mismo autor/a