Otimização do uso dos recursos hídricos na irrigação: estudo de caso no Açude Aracagi-Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.007.0006

Palavras-chave:

Agricultura Irrigada, Recursos Hídricos, Otimização, Segurança Hídrica

Resumo

 A agricultura irrigada consome cada dia mais água devido ao seu crescente uso para produção de alimentos. Os recursos hídricos estão disponíveis de forma irregular, variando de região para região. Essa característica se torna mais visível na região semiárida nordestina, onde a pluviosidade é baixa e irregular, dificultando o desenvolvimento agrícola. Dessa maneira, fica impraticável o uso da água de forma contínua e indefinida, sem um planejamento estratégico para a preservação da disponibilidade e qualidade hídrica. É possível estabelecer estratégias para uso adequado deste recurso na agricultura irrigada, avaliando a possibilidade de ferramentas que possam contribuir para o direcionamento de uma agricultura planejada otimizando os recursos naturais. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo otimizar o uso da água por meio da eficiência da aplicação desta na irrigação, proporcionando ganhos de produtividade sem comprometimento da disponibilidade deste recurso. O trabalho traz a avaliação do uso da água de um outorgado do reservatório de Araçagi, estado da Paraíba, Brasil, realizado em um ambiente EXCEL. A metodologia aplicada foi a Programação Linear na Otimização e os resultados obtidos mostram que a água disponibilizada é maior do que o consumo do produtor, sendo desta forma possível ampliar sua produção com esta disponibilidade hídrica ou minimizar a quantidade de água disponibilizada. Ainda é possível aferir que a água outorgada pode ser utilizada de forma mais eficiente, como também, o processo de disponibilização de outorga hídrica pode ser melhor avaliado pelo outorgante, visando uma segurança hídrica futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero Fellipe Diniz de Santana, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Sanitarista e Ambiental graduado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestre em Engenharia Civil e Ambiental na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho na Faculdade Anglo Americano e Doutorando em Engenharia Civil e Ambiental na área de recursos hídricos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente trabalha no laboratório de eficiência energética e conforto ambiental no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB e como professor na Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP). Tem experiência na área de saneamento ambiental, com enfase na área de vigilância e monitoramento da qualidade da água através da avaliação de indicadores sentinelas e em eficiência energética, com enfase na área de avaliação do nível técnico de qualidade e eficiência energética em edificações comerciais, de serviços e públicas. Também desenvolve atualmente projetos na área de simulação computacional aplicada a recursos hídricos.

Luísa Eduarda Lucena de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2015, mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2017), área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pela Universidade Federal de Campina Grande e doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

2018-09-24

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)