Perdas hídricas e desempenho dos reservatórios receptores do PISF na bacia do Rio Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.005.0011

Palavras-chave:

Operação de Reservatório, Indicadores, Otimização

Resumo

Diante de um cenário recorrente de escassez hídrica no semiárido nordestino, o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) foi realizado para mitigar esses problemas. A bacia hidrográfica do Rio Paraíba é beneficiada pelo Eixo Leste do PISF, o qual a partir do município de Monteiro/PB é transportado através do leito do rio Paraíba. Essa forma de transpor as águas acarreta em consideráveis perdas hídricas e financeiras para o sistema. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é avaliar as perdas hídricas em trânsito no rio e por evaporação nos quatro reservatórios receptores da vazão exógena do PISF na bacia do rio Paraíba (PB). Para tanto, foram propostos cenários de operação do sistema considerando a forma atual de transporte da vazão do PISF (através do leito do rio Paraíba) e o transporte de parte dessa vazão através de uma adutora até a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Gravatá. Estes cenários apresentam restrições do uso da água estabelecido pela Resolução Conjunta ANA/AESA nº 87. Utilizou-se, para tanto, um modelo de otimização multiobjetivo baseado em Programação Linear (PL) para a operação do sistema considerando o período hidroclimático de 2012 a 2017, este marcado por forte seca na região. O desempenho do sistema foi avaliado por meio de indicadores de desempenho de atendimento as demandas e de eficiência dos reservatórios. Concluiu-se que o cenário considerando a adutora proposta demonstram maior eficiência do uso da água com as menores perdas e que é possível o aumento das demandas em determinados pontos do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia da Costa Brito, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, área de concentração em Recursos Hídricos e Saneamento, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Valterlin da Silva Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Classe C - Adjunto, Nível IV da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Sousa. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais do Centro de Tecnologia Agroalimentar Universidade Federal de Campina Grande, campus de Pombal. Possui graduação em Engenharia Civil (2004) , mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2007) na área de concentração Recursos Hídricos, doutorado em Recursos Naturais (2011) na área de concentração de Análise de Sistemas e Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas todos pela Universidade Federal de Campina Grande. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Observatório de Estudos em Cultura, Educação e Direitos Humanos. Pesquisador do Grupo de Pesquisa/CNPq GOTA - Grupo de Otimização Total da Água. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Análise de Sistemas de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Técnicas de simulação e otimização(programações linear e não linear); Análise multicriterial; Planejamento integrado de sistemas de recursos hídricos sujeito a múltiplos usos (abastecimento humano, irrigação, geração de energia, piscicultura, etc.), Planejamento ótimo da implantação ou operação da agricultura irrigada; Operação de reservatórios; Qualidade das águas em rios e reservatórios; Modelagem matemática. Também tem experiência na área de Materiais e Componentes da Construção Civil, com ênfase na reciclagem e aproveitamento dos resíduos da construção civil. 

Wilson Fadlo Curi, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado em Systems Design Engineering - University of Waterloo (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande (da Unidade Acadêmica de Física, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental e do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais), é consultor Ad hoc do CNPq, faz parte do comitê avaliador da revista Reunir e coordenador do grupo GOTA - Grupo de Otimização Total da Água (www.gota.eng.br). Tem experiência na área de Engenharia de Recursos Hídricos, com ênfase em Teoria de Sistemas e Otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização (modelagem matemático-computacional envolvendo análise multicriterial, programações linear e não linear), simulação e planejamento integrado em sistemas de recursos hídricos (aspectos multi-objetivos, quali-quantitativos da água e seus múltiplos usos relativos a operação de reservatórios, irrigação, geração de energia, piscicultura, redes hidráulicas, etc.). 

Thiago Cabral Nepomuceno, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutorando no respectivo Programa. Participação em pesquisas voltadas para a purificação de corpos d`água contaminados por compostos orgânicos, bem como estudos associados a qualidade da água em sistemas de abastecimento público. Desenvolvimento de pesquisas relacionados a aplicação de produtos alternativos para o tratamento de água para abastecimento público, avaliando seus respectivos desempenhos e influências nas unidades componentes desse sistema. Também possui experiência acadêmica nas áreas de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica. Atualmente trabalha na elaboração de modelos matemáticos para simulação e otimização computacional de Sistemas de Recursos Hídricos.

Francisco de Assis da Costa Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Em 2002, concluiu o curso técnico-profissionalizante em Eletrotécnica pelo SENAI - PB, escola de Campina Grande. Em 2010, concluiu a graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande, onde foi monitor (durante 02 anos) da disciplina Mecânica dos Fluidos. Tem experiência principalmente na área de infraestrutura, onde atuou como engenheiro residente da empresa Delta Construções S/A, de 2011 a 2013. Em 2013, foi nomeado, por concurso público, para o cargo de engenheiro civil da Universidade Federal de Campina Grande (cargo que ocupa até hoje), tendo adquirido a experiência, no primeiro ano, com obras de implantação do Campus de Sumé, com obras de construção e manutenção de vários edifícios. Desde o segundo ano, trabalha com o planejamento, avaliação e execução de projetos, bem como a realização de atividades em assistência, assessoria, fiscalização, perícia, coleta e tratamento de dados hidrológicos e suporte técnico-administrativos a projetos e atividades da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da UFCG. Em 2014, alcançou o título de especialista em Gerenciamento de Projetos.

Downloads

Publicado

2019-10-12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)