Otimização qualitativa em sistemas hídricos: aplicação em região do alto curso do rio Piranhas (PB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0010

Palavras-chave:

Programação linear, Recursos hídricos, Qualidade de água

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo efetuar a otimização qualitativa, baseada em Programação Linear, em um sistema de recursos hídricos presente no alto curso do rio Piranhas-PB que integra dois reservatórios em série, Engenheiro Ávidos, localizado no município de Cajazeiras, e São Gonçalo, no município de Sousa. A rotina de otimização considera cinco funções objetivo, além de restrições relacionadas à modelagem da Demanda Bioquímica de Oxigênio, Oxigênio Dissolvido, formas nitrogenadas e fosfatadas, nos rios e reservatórios, bem como os métodos empregados para linearizar as não linearidades existentes. Além do mais, foi também avaliado o grau de representatividade da modelagem para com a área de estudo. Os efluentes estão associados ao lançamento de esgotos domésticos de municípios próximos aos corpos hídricos. Foram estudados dois Cenários, no primeiro os efluentes foram lançados sem considerar um tratamento prévio, já no segundo Cenário foi considerado que os efluentes foram submetidos a um tratamento por meio de lagoas de estabilização. Os resultados indicaram que o modelo de otimização permitiu, nos dois Cenários, encontrar soluções otimizadas de maneira que as concentrações dos parâmetros permanecessem, durante todo o período de operação, em níveis aceitáveis para a classe dos corpos hídricos. Além disto, as equações matemáticas e os coeficientes cinéticos puderam representar de forma adequada a área de estudo, com baixos erros calculados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Fadlo Curi, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1979), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado em Systems Design Engineering - University of Waterloo (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande (da Unidade Acadêmica de Física, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental e do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais), é consultor Ad hoc do CNPq, faz parte do comitê avaliador da revista Reunir e coordenador do grupo GOTA - Grupo de Otimização Total da Água (www.gota.eng.br). Tem experiência na área de Engenharia de Recursos Hídricos, com ênfase em Teoria de Sistemas e Otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização (modelagem matemático-computacional envolvendo análise multicriterial, programações linear e não linear), simulação e planejamento integrado em sistemas de recursos hídricos (aspectos multi-objetivos, quali-quantitativos da água e seus múltiplos usos relativos a operação de reservatórios, irrigação, geração de energia, piscicultura, redes hidráulicas, etc.). 

Valterlin da Silva Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Classe D - Associado, Nível I da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil (UAEC) do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Campina Grande. Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA) e do Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais (PPGSA). Possui graduação em Engenharia Civil (2004) , mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2007) na área de concentração Recursos Hídricos, doutorado em Recursos Naturais (2011) na área de concentração de Análise de Sistemas e Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas todos na UFCG. Pesquisador do Grupo de Pesquisa/CNPq GOTA - Grupo de Otimização Total da Água. Tem experiência na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Análise de Sistemas de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Técnicas de simulação e otimização(programações linear e não linear); Análise multicriterial; Planejamento integrado de sistemas de recursos hídricos sujeito a múltiplos usos (abastecimento humano, irrigação, geração de energia, piscicultura, etc.), Planejamento ótimo da implantação ou operação da agricultura irrigada; Operação de reservatórios; Qualidade das águas em rios e reservatórios; Modelagem matemática. Também tem experiência na área de Materiais e Componentes da Construção Civil, com ênfase na reciclagem e aproveitamento dos resíduos da construção civil.

Francisco de Assis da Costa Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Em 2002, concluiu o curso técnico-profissionalizante em Eletrotécnica pelo SENAI - PB, escola de Campina Grande. Em 2005, foi empregado público, concursado, da CAGEPA, ocupando o cargo de técnico em eletrotécnica. Em 2010, concluiu a graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande, onde foi monitor (durante 02 anos) da disciplina Mecânica dos Fluidos. Obteve vasta experiência principalmente na área de infraestrutura (redes de drenagem pluvial, esgotamento sanitário, abastecimento de água, terraplenagem e pavimentação asfáltica) quando atuou como engenheiro civil residente da empresa Delta Construções S/A, de 2011 a 2013, no Estado do Rio de Janeiro. Em 2013, foi nomeado, por concurso público, para o cargo de engenheiro civil da Universidade Federal de Campina Grande (cargo que ocupa até hoje), tendo adquirido a experiência, no primeiro ano, com obras de implantação do Campus de Sumé, através de obras de construção e manutenção de vários edifícios, além daquelas correspondentes à implantação das redes pluvial, de esgoto e ao calçamento por paralelepípedos do mencionado campus. Em 2014, alcançou o título de especialista em Gerenciamento de Projetos. Em 2020, obteve o título de Mestre em Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Recursos Hídricos e estágio de docência na disciplina de Hidráulica, concedido pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA)/CTRN/UFCG. Atualmente, trabalha com o planejamento, avaliação e execução de projetos, bem como a realização de atividades em assistência, assessoria, fiscalização e suporte técnico-administrativo a projetos e atividades da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil (UAEC), mais especificamente no Laboratório de Estruturas (LE). Além disto, ministra a parte prática da disciplina de Materiais de Construção Experimental, executando diretamente com os alunos toda a parte associada aos ensaios.

Virgínia da Costa Brito, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, área de concentração em Recursos Hídricos e Saneamento, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Possui experiência em pesquisas na área de Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Análise de Sistemas de Recursos Hídricos, atuando nos seguintes temas: Simulação e Otimização (programações linear e não linear); Análise multicriterial; Planejamento integrado de sistemas de recursos hídricos sujeito a múltiplos usos, Planejamento ótimo da implantação ou operação da agricultura irrigada; Operação de reservatórios.

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)