Análise dos modos e efeitos de falhas no sistema de abastecimento de água do município de Bananeiras-PB: uma abordagem da captação à rede de distribuição
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0039Palabras clave:
Metodologia de Análise de Risco, FMEA, Sistema de Abastecimento de ÁguaResumen
O risco é algo que permeia a humanidade desde o seu primórdio. Através da sua percepção é possível conjecturar cenários futuros indesejáveis e, desta feita, possibilitar a sua eliminação ou mitigação já que a sua materialização tem a probabilidade de trazer malefícios a organização, ao ser humano e até mesmo ao meio ambiente. Sendo assim, a aplicação de metodologias de análise de risco permite auxiliar as empresas a prevenir ou diminuir o impacto causado por eventuais mecanismos que prejudicam a qualidade do serviço prestado e a operabilidade do sistema. Compondo o rol de serviços, inclui-se os sistemas de abastecimento de água (SAA), que apresenta complexidade em sua operação e, como qualquer outra atividade, está sujeita a ocorrência de falhas. O objetivo dessa pesquisa foi elencar os potenciais modos de falhas inseridos em cada etapa do SAA do município de Bananeiras-PB. Para tal, utilizou-se a metodologia Failure Mode and Effects Analysis (FMEA), considerando as etapas de Captação, Adução, Tratamento, Elevação de Água Tratada, Reservação e Distribuição do sistema. Foram entrevistados onze profissionais ligados à área de recursos hídricos e saneamento a fim de quantificar as causas das falhas e seus respectivos graus de Severidade, Ocorrência e Detecção e, por meio dos produtos dos três índices, encontrar o grau de risco (RPN). Com os resultados obtidos foi possível ranquear quais os eventos possuem maior probabilidade de acontecer, bem como a sua magnitude e chance de interromper o serviço prestado aos usuários. Através da ponderação, a etapa de distribuição foi a que apresentou maior RPN. Necessita-se a inserção de medidas de prevenção e de mitigação a fim de atenuar as possíveis falhas inerentes ao sistema, haja vista que, algumas já se concretizam.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.