Conforto acústico: um panorama da exposição humana ao ruído ambiental em veículo do transporte público coletivo na capital de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0036Palavras-chave:
Ônibus, Ruído, Nível de ruído equivalente contínuoResumo
A preocupação com a exposição humana ao ruído ambiental de interiores é constante alvo de estudos, devido ao aumento de fontes geradoras de ruídos em meio urbano e o risco de efeitos psicofisiológicos a seus ocupantes. Neste cenário o ambiente veicular destinado ao transporte urbano de passageiros tem despertado grande interesse principalmente pelo fluxo constante de passageiros e por estarem sujeitos a eventos intrínsecos ao meio urbano como por exemplo o ruído de tráfego. Assim, este estudo avaliou a exposição humana ao ruído ambiental no interior de veículos do transporte público coletivo em Cuiabá, Mato Grosso, com o objetivo de investigar a salubridade e o conforto acústico. Foram monitoradas variações dos níveis de ruído (dB(A)) em três pontos predefinidos no interior veicular, nos horários matutino, vespertino e noturno em três dias úteis consecutivos no mês de agosto de 2018 e no mês de fevereiro de 2019. Para análise do conforto acústico utilizou-se o cálculo do Nível de ruído equivalente contínuo (Leq) e os Índices estatísticos de ruído L10 e L90, conforme Norma Técnica CETESB/L11.033 (1992), e os resultados comparados aos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (NR-15 e NR-17) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Em todas as amostragens foram observados valores estimados de L10 e L90 acima de 90 dB(A), divergindo aos limites preconizados pela OMS e NR-17, caracterizando o ambiente como muito ruidoso e acusticamente desconfortável. Isto posto, permite-se concluir que o ambiente é potencialmente prejudicial à saúde dos ocupantes do veículo, em particular ao posto de motorista.
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