Conforto acústico: um panorama da exposição humana ao ruído ambiental em veículo do transporte público coletivo na capital de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0036Palabras clave:
Ônibus, Ruído, Nível de ruído equivalente contínuoResumen
A preocupação com a exposição humana ao ruído ambiental de interiores é constante alvo de estudos, devido ao aumento de fontes geradoras de ruídos em meio urbano e o risco de efeitos psicofisiológicos a seus ocupantes. Neste cenário o ambiente veicular destinado ao transporte urbano de passageiros tem despertado grande interesse principalmente pelo fluxo constante de passageiros e por estarem sujeitos a eventos intrínsecos ao meio urbano como por exemplo o ruído de tráfego. Assim, este estudo avaliou a exposição humana ao ruído ambiental no interior de veículos do transporte público coletivo em Cuiabá, Mato Grosso, com o objetivo de investigar a salubridade e o conforto acústico. Foram monitoradas variações dos níveis de ruído (dB(A)) em três pontos predefinidos no interior veicular, nos horários matutino, vespertino e noturno em três dias úteis consecutivos no mês de agosto de 2018 e no mês de fevereiro de 2019. Para análise do conforto acústico utilizou-se o cálculo do Nível de ruído equivalente contínuo (Leq) e os Índices estatísticos de ruído L10 e L90, conforme Norma Técnica CETESB/L11.033 (1992), e os resultados comparados aos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (NR-15 e NR-17) e Organização Mundial de Saúde (OMS). Em todas as amostragens foram observados valores estimados de L10 e L90 acima de 90 dB(A), divergindo aos limites preconizados pela OMS e NR-17, caracterizando o ambiente como muito ruidoso e acusticamente desconfortável. Isto posto, permite-se concluir que o ambiente é potencialmente prejudicial à saúde dos ocupantes do veículo, em particular ao posto de motorista.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.