As mulheres na agricultura familiar de Mirassol D’Oeste/MT: reflexões sobre a produção e políticas

Autores/as

  • Hellen Simone Tortorelli Universidade do estado de Mato Grosso
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves
  • Ronaldo José Neves
  • Raimundo Nonato Cunha de França Universidade Federal de Mato Grosso
  • Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.001.0012

Palabras clave:

Agricultura Familiar, Gênero, Políticas Públicas

Resumen

Objetivou-se investigar a atuação das mulheres na agricultura familiar de Mirassol D’Oeste/MT, a partir do estudo de caso da Associação de Hortifrutigranjeiros. O delineamento da pesquisa é qualitativo. Foi realizado a pesquisa bibliográfica, análise de documentos de órgãos oficiais, coleta de dados através de formulários composto por perguntas abertas e fechadas, a utilização de máquina fotográfica para o registro dos lugares visitados. Para obtenção de informações sobre o número de mulheres na Associação foram realizadas visitas à Secretaria municipal de Agricultura, cujo cadastro estava desatualizado. A pesquisa foi realizada com as mulheres na Associação por meio de entrevista semiestruturada, com auxílio de formulário. Os dados foram tabulados e gerados as frequências absoluta e relativa. Verificou-se que a burocracia das políticas públicas e a incipiência da assistência técnica agrícola dificultam o acesso as políticas específicas, como o Programa Nacional da Agricultura Familiar-Mulher. Além disso, às agricultoras da Associação de Hortifrutigranjeiros almejam a organização documental para que possam coletivamente, propor projetos que contemplem as necessidades do grupo e, consequentemente, oferecer melhores produtos para comercialização na feira municipal. Concluiu-se que por meio da produção oriunda da agricultura familiar as mulheres da Associação de Hortifrutigranjeiros contribuem na renda familiar, contudo necessitam melhorar a organização da associação para acessarem as políticas públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hellen Simone Tortorelli, Universidade do estado de Mato Grosso

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006). Atualmente, professora do quadro efetivo de geografia na Escola Estadual Vereador Bento Muniz, no município de Tangará da Serra-MT/SEDUC/MT. Mestranda do Programa de Pós -graduação Ambiente e Sistema de Produção Agrícola.

Ronaldo José Neves

Concluiu sua graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1993, o mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá em 2002 e o doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2008. Era professor adjunto (Doutor) no curso de graduação em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT - Campus Cáceres), e nos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (Campus de Tangará da Serra) e Geografia (Campus Cáceres). Possuía experiência na área de Geografia e Interdisciplinar. Atuava nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Cartografia para escolares e Geotecnologias aplicada aos estudos geográficos e interdisciplinares. Embora o professor tenha falecido em março de 2016 há produções em que contribuiu aguardando publicação e por esse motivo somente esse item de seu currículo será atualizado, em sinal de respeito a sua atuação profissional.

Raimundo Nonato Cunha de França, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Ciências Sociais, com habilitação em Ciência Política, pela Universidade Federal do Acre(2002). É mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e é doutor em Ciências Sociais na Área de Concentração: Política, Desenvolvimento e Sociedade. É professor Adjunto na Universidade do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia Política, com ênfase nos seguintes temas: ESTADO, GOVERNO, PARTIDOS, DEMOCRACIA, COMPORTAMENTO POLÍTICO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Foi professor substituto na Universidade Federal do Acre (2002-2004), Estagiário Docente da Disciplina de de Teoria da Democracia (2005-2006) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Assessor Parlamentar, Coordenador Técnico do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), Coordenador de Projetos e Programas da Secretaria de Juventude do Acre, Coordenador das Casas de Medidas Socioeducativas do Acre. Líder do Grupo de Pesquisa: Cultura, Política e Sociedade - CNPq. Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas, onde, também, ministra as disciplinas de Ciência Política e Políticas Públicas. Foi membro do Conselho Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). É Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola.

Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002 e 2007). Atualmente é professor Adjunto e docente permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso. Possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2016). É consultor ad hoc dos periódicos IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems, IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters (Print), IEEE Transactions on Neural Networks, International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation, Environmental Earth Sciences, ISPRS International Journal of Geo-Information, Boletim de Ciências Geodésicas e da revista Geografia (Rio Claro). Atua principalmente nas seguintes áreas: Modelagem estatística,, Geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais, Sensoriamento Remoto, Análise de imagem e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática.

Publicado

2017-08-12

Artículos más leídos del mismo autor/a