Índice de expansão da cultura de cana-de-açúcar na bacia hidrográfica Paraguai/Jauquara/MT

Autores

  • Higor Vendrame Ribeiro Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.002.0014

Palavras-chave:

Supressão, agricultura, Sensoriamento remoto.

Resumo

Esse trabalho apresenta uma avaliação da expansão da cultura de cana-de-açúcar, a partir da utilização de indicadores em três sub-bacias da Bacia Hidrográfica Paraguai/Jauquara, Mato Grosso. Por meio das imagens do satélite Landsat 5 e 8 a área foi classificada, obtendo como parâmetro quatro classes, sendo elas: vegetação natural, cana-de-açúcar, pastagem, outros usos. A partir dessa classificação foram gerados os indicadores de expansão da cultura para a região. Os resultados mostraram um aumento da área de cana-de-açúcar em todas as sub-bacias, um aumento em consequência da substituição da classe pastagem e vegetação nativa pela classe cana-de-açúcar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Higor Vendrame Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Atualmente mestrando no Programa da Pós-Graduação Ambientes e Sistema de Produção Agrícola. Graduado em Ciências Biológicas na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) campus Tangará da Serra.

Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002 e 2007). Atualmente é professor Adjunto e docente permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso. Possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2016). É consultor ad hoc dos periódicos IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems, IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters (Print), IEEE Transactions on Neural Networks, International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation, Environmental Earth Sciences, ISPRS International Journal of Geo-Information, Boletim de Ciências Geodésicas e da revista Geografia (Rio Claro). Atua principalmente nas seguintes áreas: Modelagem estatística,, Geotecnologias aplicadas aos estudos ambientais, Sensoriamento Remoto, Análise de imagem e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2017-01-11