Morfologia, índice meiótico, viabilidade polínica e citoquímica de Erythrina poeppigiana (Walp.) O. F. Cook

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0050

Palabras clave:

Fabaceae, Biologia floral, Mulungu

Resumen

Erythrina poeppigiana (Walp.) O. F. Cook. é uma espécie arbórea pertencente à família Leguminosae (Papilionoideae). É consorciada em plantações de cacau por ser uma espécie caducifólia e possui potencial paisagístico devido a exuberância das flores, no entanto existem poucos estudos sobre essa espécie. O objetivo desse trabalho foi verificar a morfologia dos órgãos vegetativos e reprodutivos, índice meiótico, viabilidade polínica e composição citoquímica do grão de pólen de E. poeppigiana. Foram realizadas coletados de ramos férteis da espécie com ocorrência natural na zona rural do município de Alta Floresta, Mato Grosso. O material foi herborizado, desidratado e depositado no acervo do Herbário da Amazônia Meridional. Para as análises relacionadas aos aspectos reprodutivos, foram coletados flores e botões florais em diferentes estágios de desenvolvimento, os quais foram utilizados para a caracterização floral, índice meiótico, citoquímica e viabilidade polínica. Os resultados demonstram que E. poeppigiana apresenta inflorescências em pseudoracemos terminais com flores vistosas, alta taxa de viabilidade polínica (92,37% - 96,07%) que foi concordante com a alta porcentagem do índice meiótico (90,56%), sugerindo estabilidade e regularidade meiótica, além de possuir amido e lipídeo como substâncias de reserva. Os corantes reativos de Alexander e carmim acético 2% são recomendados para análises de viabilidade polínica da espécie. O presente estudo reafirma a ocorrência de E. poeppigiana para a flora do Estado de Mato Grosso.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Roveda, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada no curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2020/5). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas - PGMP, pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

José Martins Fernandes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestrado e Doutorado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-doutorado pelo Departamento de Biologia Vegetal, UFV, com o projeto "Filogenia e biogeografia das espécies brasileiras de Zygia P.Browne (Leguminosae Mimosoideae). Foi professor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta, Curso de Biologia, entre 2003 e 2004, atuando como Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso e do Programa de Extensão Unemat na Comunidade. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, Etnobotânica e Conservação. Está entre os taxonomistas que contribuíram na elaboração do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil, publicado em 2010, com os gêneros Inga Mill. e Zygia P.Browne (Leguminosae, Mimosoideae). Contribuiu na elaboração da Flora do Estado do Paraná; Flora do Brasil 2010-2018. Colaborou na elaboração da lista das espécies da flora brasileira ameaçada de extinção, organizada pelo CNCFlora. Realizou 1504 coletas (exsicatas) de Angiospermas e descobriu quatro táxons novos de Leguminosae.

Auana Vicente Tiago, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013/1). Mestre em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2016/1). Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Rede BIONORTE, Universidade do Estado de Mato Grosso (2020/1). 

Alessandro Antonio Cavallari, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012) e graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (biólogo) - 2007. Possui pós graduação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Atualmente esta cursando a Pós Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho. Realiza estudos nas linhas de pesquisa: Geoprocessamento, RAD (Recuperação de Áreas Degradadas, licenciamento ambiental. Realiza pericias ambientais, bem como Inventario Florestal e Reflorestamento. 

Elisa dos Santos Cardoso, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1999), especialista em Biologia pela Universidade Federal de Lavras (2002), Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2013), Mestre em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), doutoranda da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE . Atualmente é professora da Escola Estadual ´19 de Julho´, no município de Peixoto de Azevedo/MT-Brasil. 

Kelli Évelin Müller Zortéa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010). Especialista em Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (2012) e em Saneamento Ambiental pela AVM Faculdade Integrada (2015). Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2018). Atualmente é professora contratada na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no campus de Alta Floresta, atuando nos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Florestal. Atua nas áreas de Genética Vegetal, Biologia Molecular e Biodiversidade Vegetal. 

Ana Aparecida Bandini Rossi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1996), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Genética Vegetal, Biologia Molecular e Biologia da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aspectos Reprodutivos e Diversidade Genética em espécies Vegetais Nativas e Cultivadas e conservação dos Recursos Naturais. Participa como orientadora dos Programas de Pós Graduação: Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, Genética e Melhoramento de Plantas e do Doutorado Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, da Rede Bionorte. 

Publicado

2021-05-31

Artículos más leídos del mismo autor/a