Efeito do horário de coleta sobre a viabilidade polínica e índice meiótico de milho (Zea mays L.)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0042Palavras-chave:
Viabilidade polínica, Zea mays, Índice meióticoResumo
Os estudos de viabilidade polínica constituem um fator determinante para o sucesso de programas de melhoramento e conservação dos recursos genéticos de uma espécie, pois é fundamental que os genótipos apresentem um elevado percentual de gametas viáveis para que o processso de fertilização ocorra de maneira eficiente. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar os aspectos reprodutivos do híbrido simples 2B810 PW (Zea mays L.), por meio do comportamento meiótico e da viabilidade polínica em nove diferentes horários de coleta. O referido material botânico foi cultivado em sistema irrigado por aspersão e ao ar livre, entre os meses de julho e outubro de 2018. Foram coletados botões florais masculinos em diferentes tamanhos e estágios de desenvolvimento, a partir de plantas selecionadas aleatoriamente no campo, tendo início as 06:00hs e térmio as 14:00hs. Para o estudo da viabilidade polínica foram utilizados os corantes: Solução Tripla de Alexander (STA) e Carmim Acético (CA). Por meio das análises estatísticas foi possível constatar que, nos horários de 7 até 13hs a viabilidade dos gametas masculinos manteve-se constante, logo, para os horários das 6 e 14hs observou-se menor viabilidade polínica. Foi obtido um valor médio de índice meiótico (IME) de 73,7% e, a partir dos testes colorimétricos, observou-se uma média de viabilidade polínica de 96,11%. Foi possível concluir que os horários de coleta, avaliados no presente experimento, influenciaram significativamente a viabilidade polínica da espécie e que uma taxa irregular de índice meiótico (IME) foi verificada nos diferentes horários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.