Use of geotechnologies in soil vulnerability analysis to wind erosion in the Brazilian semiarid

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0025

Keywords:

Semiarid, Environmental vulnerability, GIS

Abstract

Among the technologies used in environmental studies, the geoprocessing of information stands out, especially the Geographic Information System (GIS), being a fast, current and effective tool in data processing. In this scenario, the objective of this study was to analyze the vulnerability to wind erosion in the hydrographic basin of the Piancó River, through geotechnologies in a GIS environment. In summary, the methodological procedures were: literature review; development of a database in a GIS environment; categorization of the degree of vulnerability into stable, moderately stable, moderately stable/vulnerable, moderately vulnerable and vulnerable; composition and overlapping of thematic maps of vulnerability to wind erosion for the factors of declivity, geology, pedology, soil moisture and land use and occupation; and elaboration of the final map of vulnerability to wind erosion. The results showed that the Piancó watershed ranged from stable (2.2% of the territory) to moderately vulnerable (0.8%), with the moderately stable class (56%) as the most comprehensive in its area, followed by the moderately stable/vulnerable (41%). Thus, it was concluded that regarding the degree of vulnerability to wind erosion, the study area showed stability in 58.2% of the territory. Above all, it is suggested the adoption of mitigating measures in order to avoid possible negative environmental impacts, as well as the introduction of more effective environmental public policies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tássio Jordan Rodrigues Dantas da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Engenheiro Ambiental graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso na área de avaliação de bacias hidrográficas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Participou como voluntário no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/ UFCG). Foi monitor das disciplinas de Topografia, e Conservação do Solo e Água. Atuando, principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, topografia, conservação do solo, avaliação de impactos ambientais e recursos hídricos.

Virgínia de Fátima Bezerra Nogueira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutorado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Trabalhou de 1999 a 2006 como meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE e de 2006 a 2009 na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente (desde 2009) é professora Adjunta II da Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia, Poluição Atmosférica, Mudanças Climáticas, Geoestatística.

Andréa Karla Gouveia Cavalcanti, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia(2010) e em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba com mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Tem experiência na área das Geociências, como Cartografia e SIG. Atualmente é Técnica de Laboratório em Geoprocessamento na Universidade Federal de Campina Grande

José Ludemario da Silva Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CCTA, campus Pombal - PB, e atualmente é mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Foi Bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq, monitor bolsista de Desenho Técnico e Estatística Experimental. Tem experiência na área de recuperação de áreas degradas e avaliação de impactos ambientais.

Maxsuel Bezerra do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba (2019); Graduando em Geoprocessamente pelo Instituto Federal da Paraíba; Especialização em Andamento em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido Pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte; Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba; Integrante atuante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Ambientais (GPTecA); Fui estagiário do LAGeo ( Laboratório de Analises Geoambientais ) na UFPB Campus IV de 2016 a 2019 , onde trabalhei nas linhas de pesquisa de Variabilidade climática e Pegada Hídrica; Fui Professor do Ensino fundamental ll ministrando as disciplinas de Geografia e Empreendedorismo e Ética no ano de 2019. Vasta experiência na área da climatologia, trabalhando aspectos como Variabilidade climatológica de Municípios, Microrregião, Messoregião, Bacia e Sub-Bacias hidrográficas. Experiencia na área da Educação Ambiental, e em desenvolvimento de banco de dados (planilhas eletrônicas), além de facilidade em Softwares de Interpolação de dados como Golden Software Surfe. 

Daniele de Almeida Carreiro, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - Campus Pombal. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), desenvolvendo pesquisas na área de recuperação de áreas degradadas.

Andreia Freitas Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Engenheira Sanitarista e Ambiental (Universidade Estadual da Paraíba), Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental (Universidade Estadual da Paraíba), Participante do Grupo de Pesquisa em Tecnologia Ambiental (GPTeca) (Universidade Estadual da Paraíba), Participante do Grupo de Geotecnia Ambiental (GGA) - (Universidade Federal de Campina Grande) e Pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho (Faculdade Integrada de Patos). Experiencia nas áreas de Resíduos Sólidos Urbanos e Saneamento. 

Janaína Aparecida Cezario, Universidade Estadual da Paraíba

Discente do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental - UEPB, Bacharel em Estatística- UEPB, Pós graduação (Especialização) em Novas Tecnologias Educacionais- UEPB, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática - UEPB. Em seu curso de bacharelado em Estatística foi bolsista nos Programas de Extensão da UEPB intitulados: Análise de Perfil dos Alunos do Curso de Bacharelado em Estatística da UEPB (2018/2019), Ferramentas de Ensino e Extensão para estatística usando R e Shiny aplicadas à Bioestatística (2017/2018), B A utilização do Software R e RStudio aplicadas a Bioestatística ( 2016/2017),O Ensino da Estatística no Ensino Médio (2015/2016), aluna voluntária no Projeto PIBIC intitulado Tópicos de Probabilidade e Simulação. Professora da Rede Pública Estadual dentre o período (2011-2019). Em sua graduação em licenciatura em Matemática foi Monitora voluntária da Disciplina: Laboratório no Ensino de Matemática II (2014), Bolsista pesquisadora (aluna de graduação) no Projeto de pesquisa Investigando a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade, pertencente ao Programa Observatório da Educação, da CAPES, Monitora do Projeto de Extensão PRÉ VEST/PRÓENEM da UEPB onde ministrava aulas de Matemática para alunos pré-universitários, Participou de um projeto de extensão intitulado: O Laboratório de Matemática como espaço para a formulação e resolução de problemas matemáticos e o intercâmbio universidade-escola (2012-2013), onde estudou sobre a formulação em resolução de problemas matemáticos e recebeu livros onde pode-se aplicar em sua prática de sala de aula além das atividades que foram desenvolvidas ao longo do projeto.

Francisco Auriberto Ferreira Marques Junior, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando em Engenharia Ambiental na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com área de concentração em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Engenheiro Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Juazeiro do Norte. Atuou na área de recursos hídricos e tratamento de esgoto, com enfoque em análises físico-químicas e microbiológicas de águas de abastecimento e esgotos residuais. Atuou na vertente Educação Sanitária, desenvolvendo trabalhos com a comunidade em geral. Atuou na vertente resíduos sólidos, com gravimetria de resíduos sólidos domiciliares e na elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Atuou em Gestão Ambiental desempenhando atividades como análises de processos de Licenciamento Ambiental, vistorias em empreendimentos em análise de licenciamento, elaboração de termos de referências de Estudos e Planos Ambientais, elaboração de Pareceres e Relatórios Técnicos Ambientais, dentre outros. Desenvolveu pesquisas na área de reúso de águas residuárias. Atualmente, compõe equipe técnica responsável pelo monitoramento ambiental do Aterro Sanitário em Campina Grande-PB, operado pela empresa ECOSOLO Gestão Ambiental de Resíduos Ltda., e desenvolve pesquisas com a geração de biogás do Aterro.

William de Paiva, Universidade Estadual da Paraíba

Possui curso Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Redentorista (ETER), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Engenharia Civil, área de concentração Geotecnia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Engenharia Civil, área de concentração Geotecnia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialização em Projetos, Execução e Controle de Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação(IPOG), e é professor da Universidade Estadual da Paraíba(UEPB). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: solos não saturados, ensaios de laboratório em solos, Geoestatística e Estatística Aplicada a Engenharia Civil, Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Resíduos da Construção Civil (RCC) , além de trabalhos com Inteligência Artificial por meio das Redes Neurais Artificiais.

Published

2021-02-08

Most read articles by the same author(s)