Análise espaço-temporal das transformações ambientais do município de Sousa (PB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0027

Palavras-chave:

Uso e ocupação do solo, Teste de Mann-Kendall, Teste de Pettitt

Resumo

As mudanças nos ambientes, decorrentes do crescimento populacional exacerbado, acarretam diversas alterações, afetando o desenvolvimento urbano e o uso e ocupação do solo. Com isso, o presente estudo tem como objetivo analisar as transformações ambientais do município de Sousa-PB no período de 1985 a 2020, com utilização de sensoriamento remoto e aplicação de testes estatísticos de tendência e homogeneidade para verificação das mudanças ambientais. Gerou-se mapas de uso e ocupação do solo do município estudado, com uso do software Qgis, a partir dos dados cedidos pelo MapBiomas 6.0. Ademais, foram utilizados os testes estatísticos de Mann-Kendall, Sens Slope e de Pettitt para tratamento dos dados, como a elaboração dos gráficos para verificar os pontos de quebra e mudanças de comportamento das séries das variáveis: Formação Savânica, Agricultura e Pastagem, Pastagem e Área Urbanizada. Percebeu-se que ao longo do tempo ocorreu uma acentuada redução na área ocupada por formação savânica enquanto as áreas de pastagem e área urbanizada aumentaram. As análises de tendências estatísticas demonstraram probabilidades de crescimento e redução para as diferentes formas de ocupação, evidenciando a importância de ferramentas e análises estatísticas na avaliação da situação de uso e ocupação do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Diogenes Alves Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestrando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Detentor de experiência em Geoprocessamento aplicado ao meio ambiente. 

Virgínia de Fátima Bezerra Nogueira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutorado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Trabalhou de 1999 a 2006 como meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE e de 2006 a 2009 na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente (desde 2009) é professora Adjunta II da Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia, Poluição Atmosférica, Mudanças Climáticas, Geoestatística. 

Weslley Lima Lins, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Engenharia Ambiental pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE campus - Pombal-PB, especialidade em geoprocessamento, ferramenta QGIS.

José Valderisso Alfredo de Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em engenharia civil (2017 - 2022) pela Universidade Federal de Campina Grande - Campus Pombal (CCTA). Técnico em Alimentos (2013 - 2016) pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Pau dos Ferros. Foi bolsista de Iniciação Profissional (2015 - 2016) na biblioteca do IFRN Campus Pau dos Ferros. Foi monitor da disciplina Cálculo I (2017) na UFCG - CCTA. Foi Monitor da Disciplina de Geologia Geral do Curso de Engenharia Civil (2018 - 2019).

Hosana dos Santos Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Atualmente cursa Engenharia Civil na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal.

Myllena Kely Pereira Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Técnica em suporte e manutenção em informática. Atualmente cursa Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal.

Lucas Pinheiro, Universidade Federal de Campina Grande

Atualmente cursa engenharia civil na Universidade Federal de Campina Grande - Campus Pombal (CCTA). Foi integrante do projeto de extensão no ano de 2018. Foi bolsista de projeto de iniciação cientifica entre 2018 e 2019. Foi voluntário de iniciação científica entre 2020 e 2021. Foi monitor da disciplina Hidráulica Aplicada (2021) na UFCG - CCTA. É monitor da disciplina Teoria das Estruturas II (2021) na UFCG - CCTA. 

Rudson Silva e Brito , Universidade Federal de Campina Grande

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro Educacional José Augusto(2007). Tem experiência na área de Engenharia Civil. 

Publicado

2022-07-02

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)