Sensoriamento remoto aplicado em área de caatinga como subsídios para conservação da biodiversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0014

Palavras-chave:

Índices de vegetação, Sustentabilidade, Sertão Paraibano

Resumo

É notável que o modelo de desenvolvimento econômico atual não vem mostrando resultados satisfatórios quanto à proteção e cuidado com a natureza, pelo contrário, os impactos ambientais e sociais têm aumentado significativamente, alterando os ecossistemas e colocando em risco a biodiversidade brasileira, especificamente, no bioma Caatinga, objeto de estudo desta pesquisa. A Caatinga é um bioma rico em biodiversidade, contudo, vem sendo marcado pela crescente pressão e exploração dos recursos naturais. O uso insustentável tem causado a degradação de áreas e favorecendo o processo de desertificação, que já se mostra intenso na região semiárida. Nesse contexto, diante da relevância da conservação da biodiversidade deste bioma, especificamente a flora apícola, este trabalho objetivou identificou as classes de uso do solo e a cobertura vegetal através dos Índices de Vegetação por Diferença Normalizada-NDVI, Temperatura da Superfície Terrestre-TST e Índice de Vegetação Abastecida de Água-WSVI, numa área de Caatinga no Sertão Paraibano. Para isso utilizou-se das técnicas de geoprocessamento e do sensoriamento remoto para a análise desses índices, que mostraram uma variabilidade da vegetação e áreas de solo exposto. Os índices TST e o WSVI evidenciaram temperaturas amenas e maior umidade nas áreas com presença de vegetação, respectivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micaela Silva Coelho, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), município de Pombal - PB. Formada pelo Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido da Bahia (CEEP - Semiárido - 2014) como Técnica em Agropecuária. Tem formação Técnica também em Enfermagem pela Escola de Técnico em Enfermagem Julieta Cana Brasil (2011). Tem experiência na área de Assistência Técnica e Extensão Rural em Agroecologia às famílias de agricultores, com foco em mulheres e jovens de comunidades, pelo projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Governo Federal desenvolvido pela Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba - APPJ (2014 - 2016). Tem experiência na área de Assistência Técnica e Extensão Rural à agricultores, pelo projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR/BAHIATER, do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia - FATRES. (2016 - 2017).

José Diogenes Alves Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestrando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Detentor de experiência em Geoprocessamento aplicado ao meio ambiente.

Mycarla Míria Araújo de Lucena, Universidade Federal de Campina Grande

Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais-PPGSA, no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Pombal-PB. Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal-RN; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFRN); Licenciada em Geografia (UFRN- Campus Caicó) e Bacharel em Geografia (UFRN- Campus Central- Natal). Atuei como professora visitante durante dois anos (2019 a 2021) no PPGSA/CCTA/UFCG. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Saneamento e Economia Ambiental da UFCG, Campus Pombal. Atuei durante dois anos (2014-2016) como professora temporária na Escola de Ciência e Tecnologia (ECT- UFRN) e, como professora substituta de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN, no Campus Avançado de Parelhas/RN, no ano de 2017. Tenho experiência na área das Ciências Ambientais, com as temáticas de estudos de Percepção Ambiental de comunidades rurais do entorno de Unidades de Conservação, Análise Integrada da Paisagem, Conservação da natureza, Sustentabilidade ambiental, CTS e Educação Científica e Tecnológica.

Rosilene Agra da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2000), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Programa de Doutorado Integrado Em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Criação de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação da flora apícola do nordeste brasileiro; caracterização físico-química e análise sensorial de mel, leite e carnes; sistemas de produção e cadeia produtiva da apicultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura, avicultura; forragicultura. Desde de julho de 2019 está como coordenadora do mestrado profissional em sistemas agroindustriais do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar/UFCG Campus Pombal. Atualmente está como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais Modalidade Profissional, sob Portaria nº 279, de 18 de fevereiro de 2020.

Iaponira Sales de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Lic e Bach Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2006), a qual desenvolveu pesquisas na área da Educação Ambiental em escolas publicas municipais. Graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Claretiano Rede Educacional (2019). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2009), trabalhando com a temática Gestão Ambiental e Etnobiologia em ecossistemas costeiros. Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente- DDMA/UFRN (2016), atuando na área das Ciências Ambientais em Sistemas Agrícolas. Trabalhos que resultaram em resumos expandidos, artigos científicos e capítulos de livros. Pós Doutorada no programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento MADE/UFPR atuando na linha de Ruralidade, Ambiente e Sociedade (2019). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária Ambiental, com ênfase em Ecologia Aplicada a Engenharia Sanitária Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Resíduos sólidos, Educação Ambiental; Gestão em Saúde; Gestão Ambiental; Mobilização social e ambiental; e Etnoecologia. Experiência como docente em nível Médio, Superior e Pós Graduação em Instituições publicas e privadas. Atualmente é professora colaboradora em programas de pós graduações na PUC/PR online.

Janny Eyry Farias Souza de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Sistemas Agroindustriais (UFCG). Especialista em em Educação de Jovens e Adultos, com Ênfase em Economia Solidária no Semi-Árido Paraibano pela UFCG (2013). Possui licenciatura em LETRAS pela Faculdade Santa Terezinha/Rede Anhaguera-DF (2008). Atualmente é professora na Escola Cidadão Frei Bruno e também Coordenadora Pedagógica na área de Linguagens.. Foi professora do Programa Brasil Alfabetizado atuando na Educação de Jovens e Adultos no Presídio de Pombal. Lecionou línguas na Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário (Pombal-PB) , na Escola Municipal Professor Newton Seixas (Pombal-PB). Tem experiência na área de Letras, Língua Inglesa, Língua Espanhol, LIBRAS, Educação de Jovens e Adultos e Projeto de Vida. Foi professora professora da Escola Cidadã Integral Monsenhor Vicente Freitas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3796-8897

Downloads

Publicado

2021-03-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)