Percepção ambiental de pacientes acerca do descarte de películas radiográficas em Campina Grande, Paraíba, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0023

Palavras-chave:

Resíduos de Serviços de Saúde, Meio Ambiente, Sensibilização

Resumo

Os resíduos dos serviços de saúde (RSS) são geralmente aqueles provenientes de hospitais, clínicas médicas, dentre outros grandes geradores e são classificados quanto a sua periculosidade. Exames radiográficos rotineiros ou em caráter de urgência são realizados diariamente para o rastreamento e/ou diagnóstico de diversas patologias por centenas de pessoas. As películas oriundas desses exames, se descartadas de forma inadequada, causam danos irreversíveis ao meio ambiente e colocam em risco o bem estar da população, uma vez que para a construção das imagens são utilizados alguns elementos com grau de contaminação elevado, como, os metais pesados, principalmente a prata (Ag) e o acetato, um plástico, derivado do petróleo. Sendo assim, o gerenciamento dos resíduos sólidos em serviços de saúde é um procedimento de responsabilidade sanitária e ambiental. A presente pesquisa foi desenvolvida junto a pacientes de uma clínica radiológica localizada na cidade de Campina Grande, na Paraíba, com o objetivo de analisar a percepção ambiental dessas pessoas sobre o uso e descarte correto das películas radiográficas. A coleta dos dados se deu por meio de questionário semi-estruturado, ao final da qual foram fornecidos panfletos explicativos com informações básicas sobre as películas, tais como composição, durabilidade, além de orientações sobre a disposição adequada desses materiais, quando estes não forem mais úteis para a rotina médica, de acordo com as leis ambientais. Diante dos dados coletados, percebeu-se que o conhecimento dos entrevistados sobre a composição e o descarte desse material ainda é insuficiente e consequentemente, as películas radiográficas, geralmente, ainda são descartadas de forma inadequada. Sendo assim, faz-se necessário o desenvolvimento de planos de gerenciamento dos RSS junto aos órgãos geradores, com o intuito de preservar a saúde humana e o meio ambiente, assim como ações educativas e de sensibilização, através da educação ambiental, em busca de mudanças de pensamento e comportamento da população, no que diz respeito à disposição inadequada das películas radiográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raylla Félix Velez, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba(2022). 

Adrianne Teixeira Barros, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Biológicas e mestrado em Ciências Biológicas (Área de concentração: zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba. É Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande e é professora adjunto IV da Universidade Estadual da Paraíba (Campus I - Campina Grande/PB). Tem experiência em Zoologia, Educação Ambiental e ensino de Ciências (zoologia).

Iaponira Sales de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Lic e Bach Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2006), a qual desenvolveu pesquisas na área da Educação Ambiental em escolas publicas municipais. Graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Claretiano Rede Educacional (2019). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2009), trabalhando com a temática Gestão Ambiental e Etnobiologia em ecossistemas costeiros. Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente- DDMA/UFRN (2016), atuando na área das Ciências Ambientais em Sistemas Agrícolas. Trabalhos que resultaram em resumos expandidos, artigos científicos e capítulos de livros. Pós Doutorada no programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento MADE/UFPR atuando na linha de Ruralidade, Ambiente e Sociedade (2019). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária Ambiental, com ênfase em Ecologia Aplicada a Engenharia Sanitária Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental; Gestão Socioambiental; Mobilização social e ambiental; Etnoecologia e Agroecologia. Experiência como docente em nível Médio, Superior e Pós Graduação em Instituições publicas e privadas. Atualmente é professora colaboradora em programas de pós graduações na PUC/PR online e Professora Substituta na Universidade Estadual da Paraíba, campus I.

Downloads

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)