Avaliação da influência temporal da temperatura na eliminação de ovos de helmintos durante a compostagem de resíduos sólidos orgânicos domiciliares
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0037Palavras-chave:
Meio ambiente, Resíduos sólidos, Tratamento biológico, Interações biológicasResumo
O sistema experimental foi constituído por duas unidades de tratamentos, denominadas de unidade CAR e unidade CPC, ambas as unidades foram monitoradas em triplicata. Cada unidade de tratamento foi composto por três reatores,cada reator recebeu 26,6 kg de resíduos sólidos orgânicos (80% de resíduos sólidos orgânicos e 20% de estruturantes). As análises físicas, químicas e sanitárias aconteceram semanalmente. Os parâmetros analisados foram; a temperatura, aeração, teor de umidade, sólidos totais, sólidos totais voláteis, nitrogênio total, fósforo total, potássio, pH e ovos de helmintos. A temperatura foi aferida diariamente às 9 horas, em três pontos diferentes da massa do substrato. Em relação aos ovos de helmintos, constatou-se que a eliminação não dependeu unicamente de altos níveis de temperatura, mas de um conjunto de fatores sequenciados, como os níveis de temperatura superiores a 40 ºC por no mínimo quatro dias, baixa umidade (< 50%), baixo percentual de matéria orgânica STV (< 53%ST), pH alcalino (> 8,3).Os ovos de helmintos sofreram uma redução significativa, iniciando em 4,1 ovos/gST, no final do tratamento não foram encontrados nenhuns ovos de helmintos no composto orgânico produzido, visto que, para os helmintos avaliados os ovos de Ascaris lumbricoides foram os mais resistentes. Os resultados da pesquisa apresentaram valores significativos para os parâmetros físicos, químicos e sanitários obtidos no processo de bioestabilização aeróbia, gerando composto orgânico, atendendo às exigências estabelecidas pela Instrução Normativa n° 25, de 23 de julho de 2009 (BRASIL, 2009), constatando-se assim que as unidades de tratamentos estudadas foram eficientes na sanitização dos resíduos sólidos orgânicos, contribuindo no processo de ciclagem dos nutrientes, e transformando problema ambiental em solução sustentável nos aspectos ambiental, social e econômico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.