Ultrafiltração por gravidade como alternativa para tratamento de água no ponto de uso: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0009Palavras-chave:
Ultrafiltração por gravidade, POU, Microcontaminantes orgânicosResumo
Com a crescente poluição dos reservatórios de água destinados ao abastecimento humano uma grande parcela da população mundial que não dispõem de água tratada estão sujeitos a ingestão de água contaminadas por microrganismos, pesticidas, cianotoxinas, fármacos, desreguladores endocrinos, entre outros contaminates, culminando em graves problemas na saúde humana. Como a maioria da população que não ingere água tratada concentra-se em regiões distantes ou pouco povoadas o abastecimento por parte das companhias de água torna-se inacessiveis, assim as tecnologias de tratamento de água no ponto de uso (POU) mostram-se atraentes e viaveis. Dentre as POU existentes, a ultrafiltração por gravidade vem chamando atenção, pela sua eficiência na remoção de diversos contaminates, necessitando de baixa pressão para funcionamento, pouca manutenção e permitindo a formação do biofilme, atuando na estabilização do fluxo e melhorias na qualidade do permeado. Sendo assim, o presente trabalho busca apresentar a tecnologia de ultrafiltração por gravidade como alternativa para tratamento de água no ponto de uso. A coleta de dados para a presente pesquisa foi realizada a partir do levantamento de estudos em publicações na literatura acadêmica, relacionadas ao tema “Uso de membrana de ultrafiltração por gravidade para tratamento de água no ponto de uso”, compreendendo artigos publicados no período de 2009- 2021. Como base de dados para a pesquisa utilizou-se a Web of Science (WOS), Google acadêmico, Scopos e PubMed. Foram contemplados 127 artigos, no qual 15 foram selecionados, devido sua relevância para pesquisa. Através dessa pesquisa foi possível verificar que o processo de Ultrafiltração por Gravidade apresenta excelentes resultados na remoção de microrganismos e microcontaminantes orgânicos presentes em águas destinadas ao consumo humano. O biofilme formado na membrana também apresenta-se com grande importância, uma vez que melhora consideravelmente a qualidade do permeado através de sua composição biológica. A tecnologia de ultrafiltração por gravidade mostrou-se como uma boa alternativa para tratamento descentralizado da água apresentando-se como alternativa simples, moderna e acessível, destinada principalmente para populações que não ingerem água tratada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.