Gravity ultrafiltration as an alternative for point-of-use water treatment: a review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0009

Keywords:

Gravity ultrafiltration, POU, Organic microcontaminants

Abstract

With the large amount of water contained in the world's supply to the supply of a large amount of human beings, the ingestion of a large amount of substances, the addition of endocrine substances, among other ingredients, the ingestion in graves problems in human health. As the majority of the population that does not have treated water is concentrated in distant or sparsely populated regions, the supply by water companies becomes inaccessible, as well as technologies for water treatment at the point of use (POU) show up. attractive and viable. Among POUs as POUs, gravity comes from a series of care, pressure removal, maintenance and maintenance of the biofilm, flow stabilization and improvements in permeate quality. Therefore, the present work seeks to present a gravity ultrafiltration technology as an alternative for water treatment at the point of use. Data collection for the present survey of studies was carried out from the survey of studies in academic research, related to the theme "Use of gravity filtration membrane for water treatment at the point of use", including articles published in the period 2009 - 2021. As a database for use (WOS), Google of Science, Scopos and PubMed. A total of 127 articles were contemplated, of which 15 were selected, due to their research for research. It was possible to verify the process of this ultrafiltration research presents excellent results in the removal of microorganisms and organic microcontaminants present in filtered water for human consumption. The biofilm formed on the membrane is also of great importance, since it considerably improves the quality of the permeate through its biological composition. Gravity ultrafiltration technology proved to be a good alternative for the decentralized treatment of water, presenting itself as a simple, modern and accessible alternative, mainly directed to waters that do not ingest treated.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amanda da Silva Barbosa Cartaxo, Universidade Estadual da Paraíba

Possui Graduação (2014) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Especialização (2016) em Etnobiologia (UEPB). Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2018). Atualmente Doutoranda em Engenharia Ambiental- UEPB, atuando na linha de Pesquisa: Tecnologias de Tratamento de Água destinada ao Consumo Humano, com ênfase em comunidades do semiárido brasileiro que não dispõem de água tratada . Foi membro do projeto: Monitoramento do SARS-CoV-2 em águas residuárias produzidas pela população da cidade de Campina Grande (PB): Indicadores de mapeamento georeferencial e disseminação da COVID-19. Dispõe de experiência nas áreas de Ciências Biológicas, Biologia do Ensino Médio, Citologia, Meio Ambiente, Microbiologia e Saneamento Ambiental. 

Valderi Duarte Leite, Universidade Estadual da Paraíba

Portador do Título de Técnico Agricola haja vista ter cursado Ensino Profissional de Nível Técnico no Colégio Agrícola de Lavras da Mangabeira no Estado do Ceará no período de 1966 a 1972. Graduado em Engenharia Química pela UFPB no ano de 1980. Mestre em Engenharia Civil (Área de Concentração: Saneamento Ambiental) pela UFPB no ano 1986 e Doutor em Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP no ano de 1997. No ano de 2012 realizou estágio de Pós-Doutoramento no âmbito do PROCAD/CAPES/2007 entre as instituições parceiras PPGCTA/UEPB e DHS/EESC/USP. Desenvolve atividades de ensino e orientação no curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, no mestrado em Ciências e Tecnologia Ambiental e no Doutorado em Engenharia Ambiental. É consultor "ad hoc" de periódicos nacional e internacional, de agências do governo Federal do Brasil e da Fundação de Amparo á Pesquisa do Governo do estado de São Paulo ( FAPESP). É detentor de uma confortável experiência em processo de tratamento anaeróbio de resíduos sólidos orgânicos e de tratamento físico, químico e biológico de lixiviado de aterro sanitário. Participou ativamente como pesquisador do PROSAB/FINEP e atualmente desenvolve atividades de pesquisa no âmbito do programa de Saneamento Básico e Habitação da FINEP e do CNPq. Tem coordenado vários projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FINEP e UEPB. É vice líder do grupo de pesquisa em saneamento ambiental ( GPESA) e Professor Associado D do DESA/CCT/UEPB.

Maria Virgínia da Conceição Albuquerque, Universidade Estadual da Paraíba

Possui Graduação (2012) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, e em Saneamento Ambiental (2022) pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER; Especialização (2016) em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER; Mestrado (2017) em Ciência e Tecnologia Ambiental e Doutorado (2022) em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - UEPB, atuando na linha de Pesquisa: Tecnologias de Tratamento de Água e de Resíduos, com especificidade na Avaliação da degradação de cianobactérias e cianotoxinas presentes em águas destinadas a abastecimento público, investigando através de ensaios de ecotoxicidade o potencial efeito tóxico dos subprodutos produzidos por estes processos. Dispõe de experiência (2010-2012) na área de Ecologia (sub área Limnologia) com estudos nos reservatórios eutrofizados do semiárido nordestino, avaliando a dinâmica e taxonomia de espécies fitoplanctônicas e Ensino de Biologia (2013-2014).

Roberta Milena Moura Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Atualmente é discente de Doutorado em Engenharia Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - UEPB, atuando na linha de Pesquisa: Tecnologias de Tratamento de Água e de Resíduos, com ênfase em validação de método de cromatografia iônica e cromatografia líquida de alta eficiência na determinação de parâmetros de processos biológicos. Mestra em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, atuou na linha de pesquisa tecnologias de tratamento de água e resíduos, trabalhando com validação de método para determinação de ácidos graxos voláteis em efluentes de biorreatores anaeróbios através de cromatografia gasosa. Graduada em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba no Brasil (2013), atuou em projetos de pesquisa e também de extensão, na área de engenharia e demais áreas tecnológicas, especificamente em caracterizações físico-químicas e produção de alimentos funcionais e Formas de Proteção e Utilização da Água Armazenada em Mananciais, possui atividades complementares na área de ciência e tecnologia. Estagiou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-CNPA,Campina Grande, no laboratório de solos e nutrição de plantas.

Jefferson Santos de Amorim, Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-2017). Foi voluntário do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) do ICMBio (2017-2018), onde participou de atividades de campo no monitoramento avifauna, na Reserva Biológica Guaribas. Possui graduação em Gestão Ambiental pelo centro universitário de João Pessoa, (UNIPÊ-2018). Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em microbiologia, pela Faculdade Futura. Atualmente, Doutorando Engenharia Ambiental (UEPB), com linha de pesquisa no tratamento de águas residuárias e resíduos sólidos, utilizando processos biológicos e técnicas de quantificação e identificação de microrganismos. 

Ingrid Lélis Ricarte Cavalcanti, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada no curso de Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande. Atuou na academia em dois Projetos de Extensão, atuou como bolsista do Projeto de Pesquisa - PIBIC, atuou como bolsista no Programa de Monitoria Acadêmica. Os projetos de atuação foram nas áreas de Gestão de Pessoas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Sustentabilidade e Saneamento Ambiental. Mestre em Energias Renováveis pelo Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, no qual foi bolsista pela CAPES/FAPESQ. Graduanda em Geoprocessamento pelo Instituto Federal da Paraíba. Doutoranda em Engenharia Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. 

Published

2022-07-02

Most read articles by the same author(s)