Diagnóstico de impactos ambientais nas águas do trecho perenizado do rio Piancó-Piranhas-Açu, Paraíba, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0033

Palavras-chave:

Avaliação de Impacto Ambiental, Degradação Ambiental, Meio Ambiente

Resumo

A água é um dos recursos naturais essenciais para a sobrevivência dos seres vivos, além de contribuir para a manutenção dos ciclos naturais, especialmente o hidrológico. Entretanto, tal recurso é passivo de degradação pelas atividades antrópicas realizadas de maneiras inadequadas, assim, comprometendo a disponibilidade e quantidade desse recurso. Neste trabalho objetivou-se elaborar um diagnóstico dos impactos ambientais nas águas do Rio Piancó-Piranhas-Açu no trecho situado entre as cidades de Pombal - PB e Paulista - PB. A metodologia utilizada teve por base pesquisas bibliográficas em fontes científicas e técnicas, visitas a campo, fotodocumentação e consultas a órgãos públicos. Para tanto, fez-se o georreferenciamento da área a partir de ferramentas de geoprocessamento. Em seguida, foi realizada a catalogação das atividades antrópicas com potencial impactante e a identificação dos impactos ambientais nas águas do rio, por meio dos métodos de AIA: Ad Hoc, Check Lists e Matriz de Interação. Além disso, indicaram-se medidas de controle. De acordo com os resultados foram identificados 52 impactos nas águas do rio, sendo que 43% “muito significativos”, 36% “significativos” e 21% “não significativos”. Por fim, espera-se que os resultados obtidos neste estudo sirvam como base para estudos ambientais futuros nas águas do rio Piancó-Piranhas-Açu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ludemario da Silva Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus Pombal, com mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (concluindo) e MBA em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Educamais - UNIMAIS (em andamento). Tenho experiência na área de recuperação de áreas degradadas e avaliação de impactos ambientais, gestão ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, recursos hídricos e geoprocessamento em projetos de pesquisa e extensão.

Iuri Souza de Jesus, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pós graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho, Pós graduando em Sistema de Gestão Integrada - Qualidade, Saude, Seguraça e Meio Ambiente, . Atuou em projeto de iniciação científica PIVIC na área de recursos hídricos e Avaliação de Impacto Ambiental. Foi bolsista do PIBIC na área de Recursos Hídricos. 

Tássio Jordan Rodrigues Dantas da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Engenheiro Ambiental graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso na área de avaliação de bacias hidrográficas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Participou como voluntário no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/ UFCG). Foi monitor das disciplinas de Topografia, e Conservação do Solo e Água. Atuando, principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, topografia, conservação do solo, avaliação de impactos ambientais e recursos hídricos.

Maxsuel Bezerra do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba (2019); Graduando em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal da Paraíba; Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido Pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2021); Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação pelo Instituto Federal do Espirito Santo (2021); Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba; Integrante atuante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Ambientais (GPTecA); Membro colaborador do PELD RIO PARAÍBA INTEGRADO; Fui estagiário do LAGeo (Laboratório de Analises Geoambientais) na UFPB Campus IV de 2016 a 2019, onde trabalhei nas linhas de pesquisa de Variabilidade climática e Pegada Hídrica; Exerceu o cargo de Professor do Ensino fundamental ll ministrando as disciplinas de Geografia, Empreendedorismo e Ética no ano de 2019; Vasta experiência na área da climatologia, trabalhando aspectos como Variabilidade climatológica de Municípios, Microrregião, Messoregião, Bacia e Sub-Bacias hidrográficas; Experiencia na área da Educação Ambiental; Em desenvolvimento de banco de dados (planilhas eletrônicas), além de facilidade em Softwares de Interpolação de dados como Golden Software Surfe, ARCGis.

Janaína Aparecida Cezário, Universidade Estadual da Paraíba

Discente do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental - UEPB, Bacharel em Estatística- UEPB, Pós graduação (Especialização) em Novas Tecnologias Educacionais- UEPB, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática - UEPB. Em seu curso de bacharelado em Estatística foi bolsista nos Programas de Extensão da UEPB intitulados: Análise de Perfil dos Alunos do Curso de Bacharelado em Estatística da UEPB (2018/2019), Ferramentas de Ensino e Extensão para estatística usando R e Shiny aplicadas à Bioestatística (2017/2018), A utilização do Software R e RStudio aplicadas a Bioestatística ( 2016/2017),O Ensino da Estatística no Ensino Médio (2015/2016), aluna voluntária no Projeto PIBIC intitulado Tópicos de Probabilidade e Simulação. Professora da Rede Pública Estadual dentre o período (2011-2019). Em sua graduação em licenciatura em Matemática foi Monitora voluntária da Disciplina: Laboratório no Ensino de Matemática II (2014), Bolsista pesquisadora (aluna de graduação) no Projeto de pesquisa Investigando a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade, pertencente ao Programa Observatório da Educação, da CAPES, Monitora do Projeto de Extensão PRÉ VEST/PRÓENEM da UEPB onde ministrava aulas de Matemática para alunos pré-universitários, Participou de um projeto de extensão intitulado: O Laboratório de Matemática como espaço para a formulação e resolução de problemas matemáticos e o intercâmbio universidade-escola (2012-2013), onde estudou sobre a formulação em resolução de problemas matemáticos e recebeu livros onde pode-se aplicar em sua prática de sala de aula além das atividades que foram desenvolvidas ao longo do projeto.

Jéssica Araújo Leite Martildes, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Doutoranda em Engenharia Ambiental pela UEPB; Integrante atuante do Grupo de Pesquisa em Geotecnia Ambiental (GGA) responsável pelo monitoramento do Aterro Sanitário de Campina Grande; Integrante atuante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Ambientais (GPTecA);Pós graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho (FIP). Vasta experiência na área de Resíduos Sólidos, diagnósticos de impactos ambientais em empreendimentos, reuso de águas, zoneamento ambiental, licenciamento ambiental, projetos envolvendo a ferramenta de computação AutoCAD como postos de combustíveis e residenciais, além do dimensionamento dos tipos de esgotamentos sanitários.

José Cleidimário Araújo Leite, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2002), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e Doutorado em Engenharia de Processos, na área de Tratamento de Efluentes da Indústria do Petróleo, pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Possui Pós-Doutorado na área de Engenharia de Biotecnologia, desenvolvido na Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (2010). Tem experiência nas áreas de Engenharia Agrícola, Engenharia de Processos, Engenharia Eletroquímica, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente, com ênfase nos seguintes temas: Tratamento de Efluentes Industriais Líquidos, Avaliação e Mitigação de Impactos Ambientais, Degradação Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas, Conservação de Solo e Água. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), na Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental (UACTA), nos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Civil.

Laércio Leal dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental - PPGCTA da UEPB. Possui Doutorado em Engenharia Civil na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2012), Mestrado em Engenharia Civil na área de Engenharia Hidráulica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG,2008) e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG,2004). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, Hidrologia de Áreas Urbanas e Rurais e Águas Subterrâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, escoamento superficial, modelos, modelagem, estudo da precipitação, hidráulica de poços, tratamento de água e bacias hidrográficas.

William de Paiva, Universidade Estadual da Paraíba

Possui curso Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Redentorista (ETER), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Engenharia Civil, área de concentração Geotecnia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Engenharia Civil, área de concentração Geotecnia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialização em Projetos, Execução e Controle de Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação(IPOG), e é professor da Universidade Estadual da Paraíba(UEPB). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: solos não saturados, ensaios de laboratório em solos, Geoestatística e Estatística Aplicada a Engenharia Civil, Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Resíduos da Construção Civil (RCC) , além de trabalhos com Inteligência Artificial por meio das Redes Neurais Artificiais. 

Downloads

Publicado

2021-03-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)