Estimativa da evapotranspiração real utilizando geotecnologias na região do semiárido, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0030Palavras-chave:
Algoritmo SEBAL, Recursos Hídricos, Balanço de energia, Meio ambiente, LANDSAT 8Resumo
A evapotranspiração é um importante componente do ciclo hidrológico e suas informações quantitativas são essenciais para o manejo sustentável dos recursos hídricos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi estimar a Evapotranspiração Real (ETr) diária da Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré (BHRJ), localizado na microrregião de Irecê no Estado da Bahia. A metodologia do estudo foi baseada na utilização de ferramentas de geoprocessamento em conjunto com o algoritmo SEBAL para se estimar os componentes do balanço de energia no período de 30/01/2019 à 27/09/2019. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que os valores de EA e ER para o dia 30 de janeiro de 2019 foi de 4,76 mm dia-1 e 48, 3%, respectivamente. Além disso, os menores erros encontrados foram para o dia 27/09/2019 obtendo EA de 0,08 mm dia-1 e ER de 3 %. Por fim, espera-se que os resultados alcançados por meio deste estudo sirvam de base para a gestão sustentável dos recursos hídricos das bacias hidrográficas, principalmente as inseridas na região do Nordeste brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.