Estimativa da evapotranspiração real utilizando geotecnologias na região do semiárido, Bahia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0030

Palavras-chave:

Algoritmo SEBAL, Recursos Hídricos, Balanço de energia, Meio ambiente, LANDSAT 8

Resumo

A evapotranspiração é um importante componente do ciclo hidrológico e suas informações quantitativas são essenciais para o manejo sustentável dos recursos hídricos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi estimar a Evapotranspiração Real (ETr) diária da Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré (BHRJ), localizado na microrregião de Irecê no Estado da Bahia. A metodologia do estudo foi baseada na utilização de ferramentas de geoprocessamento em conjunto com o algoritmo SEBAL para se estimar os componentes do balanço de energia no período de 30/01/2019 à 27/09/2019. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que os valores de EA e ER para o dia 30 de janeiro de 2019 foi de 4,76 mm dia-1 e 48, 3%, respectivamente. Além disso, os menores erros encontrados foram para o dia 27/09/2019 obtendo EA de 0,08 mm dia-1 e ER de 3 %. Por fim, espera-se que os resultados alcançados por meio deste estudo sirvam de base para a gestão sustentável dos recursos hídricos das bacias hidrográficas, principalmente as inseridas na região do Nordeste brasileiro.

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Biografia do Autor

José Ludemario da Silva Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus Pombal, com mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (concluindo) e MBA em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Educamais - UNIMAIS (em andamento). Tenho experiência na área de recuperação de áreas degradadas e avaliação de impactos ambientais, gestão ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, recursos hídricos e geoprocessamento em projetos de pesquisa e extensão. 

Iuri Souza de Jesus, Universidade Federal da Campina Grande

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pós graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho, Pós graduando em Sistema de Gestão Integrada - Qualidade, Saude, Seguraça e Meio Ambiente, . Atuou em projeto de iniciação científica PIVIC na área de recursos hídricos e Avaliação de Impacto Ambiental. Foi bolsista do PIBIC na área de Recursos Hídricos.

Tássio Jordan Rodrigues Dantas da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Engenheiro Ambiental graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (2019), desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso na área de avaliação de bacias hidrográficas. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Participou como voluntário no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/ UFCG). Foi monitor das disciplinas de Topografia, e Conservação do Solo e Água. Atuando, principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, topografia, conservação do solo, avaliação de impactos ambientais e recursos hídricos. 

Maxsuel Bezerra do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba (2019); Graduando em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal da Paraíba; Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido Pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2021); Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação pelo Instituto Federal do Espirito Santo (2021); Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba; Integrante atuante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Ambientais (GPTecA); Membro colaborador do PELD RIO PARAÍBA INTEGRADO; Fui estagiário do LAGeo (Laboratório de Analises Geoambientais) na UFPB Campus IV de 2016 a 2019, onde trabalhei nas linhas de pesquisa de Variabilidade climática e Pegada Hídrica; Exerceu o cargo de Professor do Ensino fundamental ll ministrando as disciplinas de Geografia, Empreendedorismo e Ética no ano de 2019; Vasta experiência na área da climatologia, trabalhando aspectos como Variabilidade climatológica de Municípios, Microrregião, Messoregião, Bacia e Sub-Bacias hidrográficas; Experiencia na área da Educação Ambiental; Em desenvolvimento de banco de dados (planilhas eletrônicas), além de facilidade em Softwares de Interpolação de dados como Golden Software Surfe, ARCGis. 

Janaína Aparecida Cezário, Universidade Estadual da Paraíba

Discente do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental - UEPB, Bacharel em Estatística- UEPB, Pós graduação (Especialização) em Novas Tecnologias Educacionais- UEPB, Graduada em Licenciatura Plena em Matemática - UEPB. Em seu curso de bacharelado em Estatística foi bolsista nos Programas de Extensão da UEPB intitulados: Análise de Perfil dos Alunos do Curso de Bacharelado em Estatística da UEPB (2018/2019), Ferramentas de Ensino e Extensão para estatística usando R e Shiny aplicadas à Bioestatística (2017/2018), A utilização do Software R e RStudio aplicadas a Bioestatística ( 2016/2017),O Ensino da Estatística no Ensino Médio (2015/2016), aluna voluntária no Projeto PIBIC intitulado Tópicos de Probabilidade e Simulação. Professora da Rede Pública Estadual dentre o período (2011-2019). Em sua graduação em licenciatura em Matemática foi Monitora voluntária da Disciplina: Laboratório no Ensino de Matemática II (2014), Bolsista pesquisadora (aluna de graduação) no Projeto de pesquisa Investigando a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade, pertencente ao Programa Observatório da Educação, da CAPES, Monitora do Projeto de Extensão PRÉ VEST/PRÓENEM da UEPB onde ministrava aulas de Matemática para alunos pré-universitários, Participou de um projeto de extensão intitulado: O Laboratório de Matemática como espaço para a formulação e resolução de problemas matemáticos e o intercâmbio universidade-escola (2012-2013), onde estudou sobre a formulação em resolução de problemas matemáticos e recebeu livros onde pode-se aplicar em sua prática de sala de aula além das atividades que foram desenvolvidas ao longo do projeto. 

William de Paiva, Universidade Estadual da Paraíba

Possui curso Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Redentorista (ETER), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestrado em Engenharia Civil, área de concentração Geotecnia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado em Engenharia Civil, área de concentração Geotecnia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialização em Projetos, Execução e Controle de Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação(IPOG), e é professor da Universidade Estadual da Paraíba(UEPB). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: solos não saturados, ensaios de laboratório em solos, Geoestatística e Estatística Aplicada a Engenharia Civil, Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Resíduos da Construção Civil (RCC) , além de trabalhos com Inteligência Artificial por meio das Redes Neurais Artificiais.

Laércio Leal dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental - PPGCTA da UEPB. Possui Doutorado em Engenharia Civil na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2012), Mestrado em Engenharia Civil na área de Engenharia Hidráulica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG,2008) e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG,2004). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, Hidrologia de Áreas Urbanas e Rurais e Águas Subterrâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, escoamento superficial, modelos, modelagem, estudo da precipitação, hidráulica de poços, tratamento de água e bacias hidrográficas. 

Gabriella Moreira Campos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPEAMB/UFRPE). Pós - Graduanda em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande (CCJS/UFCG). Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, durante a graduação foi monitora, bolsista PIBIC/CNPq, e integrante bolsista de Projeto de Extensão Universitária pelo Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar - (CCTA/UFCG).

Elicarla Barbosa Moitinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande.Tem conhecimento na área de Ciências Ambientais. Pós Graduanda em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional. Mestranda em Engenharia Ambiental, Com Láurea Acadêmica de 2º lugar na modalidade Resumo Expandido - Oral no III Simpósio de ciências e tecnologia Agroalimetar- Simtagro. Foi bolsista do Projeto de Extensão intitulado "Educação Ambiental e Economia Solidária: transferindo tecnologia de reciclagem e reuso de resíduos sólidos não inertes com foco na promoção da inclusão produtiva e social de alunos de instituições públicas de Pombal/PB." Foi monitora bolsista da disciplina Química Orgânica nos períodos de 2016.1 e 2016.2. Foi voluntária no Projeto de Extensão intitulado "Educação ambiental como prática pedagógica para atores de uma escola publica em Pombal-PB" nos períodos 2017.1 e 2017.2. Participou da comissão organizadora do evento "III fórum do semiárido de Energia Solar e III conferência regional da sustentabilidade", realizado no SEBRAE em 2017.

Lucas Leite da Silva Fonseca, Universidade do Estado da Bahia

Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - DCHT XXIV.

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Publicado

2021-05-28

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