Indicadores de vulnerabilidade da seca e avaliação da governança de 1991-2010 no semiárido Paraibano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0018

Palavras-chave:

Escassez de Água, Sistema Socioecológicos, Ações Governamentais, Fragilidades

Resumo

O desenvolvimento de indicadores de vulnerabilidade da seca e a avaliação da governança no semiárido é de fundamental importância para que se possa buscar alternativas para melhorar as condições de vida da população. Assim, objetivou-se este estudo desenvolver indicadores de vulnerabilidade à seca e avaliar a governança, no período de 1991 a 2010, em parte do Cariri Oriental municípios de Alcantil e São João do Cariri, semiárido Paraibano. O trabalho foi desenvolvido em dois municípios do semiárido paraibano da microrregião do Cariri Oriental (Alcantil e São João do Cariri), os dados para confecção dos indicadores foram obtidos da planilhas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foram desenvolvidos índice com base na capacidade adaptativa (político-institucional) composto por indicador de vulnerabilidade e governança; demografia e IDHM; sensibilidade (socioeconômica) formado pelos indicadores renda, trabalho e habitação e exposição (sociocultural) composta pelo indicador educação. Cada indicador possui subindicadores formado por fatores escolhidos de acordo com cada município estudado comparando com os dados em nível de Brasil. Os indicadores de vulnerabilidade à seca e governança desenvolvidas são capazes de diagnosticar a situação da população da região semiárida paraibana, e apontar quais estratégias de governança tem sido utilizado para mitigar a vulnerabilidade. Os municípios do Cariri paraibano, mais precisamente Alcantil e São João do Cariri quando se compara 1991 a 2000 e 2000 a 2010, são considerados vulneráveis a seca, pois as estratégias de governança a seca adotas ainda não são suficientes para suprir todos os problemas. As principais estratégias de governança adotadas em Alcantil e São João do Cariri são Bolsa família, Beneficio de prestação continuada, luz para todos, empregos em órgãos públicos e o programa saúde da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Henrique Pontes Nunes, Instituto Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) , especialista em Gestão Pública mestrado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2015) e doutoranda em Recursos Naturais. Atuou como Administradora durante 8 anos na UFCG, foi professora de Administração Geral ( vinculo temporário) e na UEPB. também foi tutora da Especialização em Gestão Pública, e atualmente é professora efetivana área de Gestão e Negócios no IFPE. Também tem experiência na área de Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Administração Geral, Gestão do cooperativismo, Gestão ambiental, Resíduos sólidos, Diagnostico organizacionais, Impactos ambientais, Normalização e gravimetria.

José Dantas Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Técnico em Agricultura pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros -CAVN (1974), possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, adubação, culturas bioenergéticas, forrageiras irrigadas, pegada hídrica e uso racional da água

Patrícia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande na área de concentração de Irrigação e Drenagem (2014), Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande, na área de concentração de Irrigação e Drenagem (2017) e Pós- Doutorado em Recursos Naturais (2018). Foi bolsista reuni (Docência Assistida por 2 anos) ou seja, Professora Substituta pela Universidade Federal de Campina Grande das disciplinas de Sistemas de Irrigação e Irrigação Pressurizada e estagiária docência da Universidade Federal de Campina Grande, ambos no período de 2012 a 2014. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, manejo da Irrigação, relação solo água planta atmosfera, Fertirrigação de culturas, salinidade e produção vegetal. Ministra disciplinas de poluição e Química Ambiental; Produção Vegetal; Sistemas de Irrigação; Direito Agrário; Associativismo, cooperativismo e Sindicalismo; Gestão da Produção e Logística; Hidráulica e hidrologia; Inovação tecnológica.

Elder Guedes dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Licenciatura Plena Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2013), Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2013) e Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Meteorologia da UFCG-Campina Grande-PB. 

Rigoberto Moreira de Matos, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Engenharia Agrícola, Área de Concentração em Irrigação e Drenagem, Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG, Campina Grande/PB. Mestre em Engenharia Agrícola, Área de Concentração em Irrigação e Drenagem, Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG, Campina Grande/PB. Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Faculdade de Tecnologia CENTEC FATEC ? Cariri, Juazeiro do Norte/CE. Realizou Estágio Docência na Disciplina Manejo de Água e Solos Agrícolas (45 h/a) Semestre Letivo 2017.1 Sob Supervisão da Professora Dra. Maria Sallydelandia Sobral Farias da Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG, Campina Grande/PB. Realizou Estágio Docência nas Disciplinas Projeto de Engenharia Agrícola I (45 h/a) Semestre Letivo 2016.1, Sistematização de Terras Agrícolas (45 h/a) Semestre Letivo 2015.1 e Culturas Irrigadas (45 h/a) Semestre Letivo 2014.2 Sob Supervisão do Professor Dr. Luciano Marcelo Fallé Saboya da Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG, Campina Grande/PB. Foi Monitor das Disciplinas de Mecanização Agrícola (40 h/a) Semestre Letivo 2012.2 e Manejo, Controle e Avaliação de Sistemas de Irrigação (80 h/a) Semestre Letivo 2013.1 Sob Supervisão do Professor Dr. José Ivo Soares da Faculdade de Tecnologia CENTEC FATEC ? Cariri. Possui Estágio Acadêmico Extracurricular, Carga horária (230 h), no Laboratório de Análises Físico - Química de Água e Efluentes (LAAE), Atuando principalmente em análises de água para Irrigação, Piscicultura, Consumo Humano, Preparação de Reagentes Químicos e Coletas de Água e Efluentes, pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico. Atualmente desenvolve pesquisas com Tipos de Adubação (Química e Orgânica), Cultivo em Condições de Campo e Ambiente Protegido, Hortaliças com Ênfase em Tomate, Rabanete e beterraba; Palma Forrageira, Sistemas de Irrigação Localizados (Caracterização Hidráulica de gotejadores, Coeficientes de Uniformidade e Eficiência de Aplicação) e Reutilização de água residuária tratada na agricultura irrigada. Além de pesquisas ligadas ao Manejo de água e solo, com ênfase em manejo da Irrigação, através do Solo (Tensiometria) e Clima (Tanque Classe ?A? (USWB), Dados Meteorológicos (Estações Automáticas e Convencionais), Precipitação Pluviométrica, Balanço Hídrico Climatológico, Classificação Climática, Zoneamento Agroclimático, Aptidão Climática de Culturas, Índices de Aridez, Umidade e Hídrico, Evaporação, Evapotranspiração, Evapopluviograma, Erosividade e Variabilidade climática). 

Downloads

Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)