Fenologia de cinco espécies de plantas com potencial para recursos de frutos no Pantanal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0003

Palavras-chave:

Fenologia vegetal, Plantas ribeirinhas, Dinâmica da água, Zonas úmidas

Resumo

A fenologia das espécies vegetais reflete-se diretamente nas condições ambientais, o que favorece uma relação direta entre peixes e frutos, por exemplo. O presente estudo relaciona a fenologia de cinco espécies vegetais em uma estação ecológica no Pantanal quanto à pluviosidade e diferentes épocas de cheias. O estudo foi realizado no rio Paraguai no Pantanal Norte, seguindo todo um ciclo hidrológico de cheia e seca. Foi encontrada correlação positiva para as espécies Spondias mombin, Inga vera, Bactris riparia e Bactris brongniartii com a inundação, em que os frutos verdes ocorreram no início da estação chuvosa e os frutos maduros ocorreram na cheia. Por outro lado, a produção de frutos verdes da espécie Erythrina fusca correlacionou-se negativamente com o nível do lençol freático, com a floração e frutificação ocorrendo no período seco. O período de frutificação das espécies S. mombin, I. vera, B. riparia e B. brongniartii pode beneficiar a ictiofauna que consome seus frutos e sementes durante a estação chuvosa, enquanto E. fusca contribui para a estação seca. Há necessidade de aprofundar o conhecimento da fenologia vegetal no Pantanal e essas informações devem ser levadas em consideração nas unidades de conservação para o manejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amabilen Oliveira Furlan , Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso.Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em fenologia de espécies frutíferas do Pantanal Norte. Trabalha ainda com a interação de peixes e plantas na dispersão de sementes. Atualmente é supervisora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UNEMAT. 

Claumir Cesar Muniz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1996), especialização em Educação Ambiental para Conservação do Pantanal, também pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (2001), mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar (2010). Pós Doutorado em Ecologia Aquática e Biologia Animal pela Radboud University, Netherlands. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e pesquisador do Centro de Pesquisa em Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal - CELBE_UNEMAT nas seguintes áreas: ictiofauna, limnologia e conservação da biodiversidade. Atualmente exerce a função de Diretor de Gestão de Pesquisa junto a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação na UNEMAT,. Faz parte do Corpo docente no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA-UNEMAT) e Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFAGUA) 

Ernandes Sobreira Oliveira Junior, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciencias Biologicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007). É mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). É doutor pela Radboud University / Nijmegen - Holanda (2018) avaliando o efeito de modificadores ecossistêmicos nos fluxos dos gases do efeito estufa. Atualmente tem trabalhado no Pantanal analisando a dinâmica das águas e os gases de efeito estufa. Possui projetos na área de Unidade de Conservação, Pantanal, córregos urbanos, córregos rurais e experimentos laboratoriais. Tem experiência na área de Ecologia e Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gases do Efeito estufa, Pantanal, Ambientes aquáticos e Conservação da Biodiversidade. 

Wilkinson Lopes Lázaro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos em Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal da Universidade do Estado de Mato grosso. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeoquímica de poluentes metálicos e organo-metálicos em ambientes aquáticos, uso de traçadores em estudos de processos de produção de MeHg em áreas alagadas, limnologia, ecologia de algas perifíticas, ecologia de macrófitas aquáticas, ecologia de comunidades icticas, estatística bayesiana/popperiana, desenho amostral, programação em R e Matlab. Membro do Grupo Conceitos Ecológicos e Etnológicos Aplicados a Conservação da Água e da Biodiversidade do Pantanal.

Derick Victor de Souza Campos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Biólogo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011), com registro no conselho regional de Biologia - 1ª região nº 94942/01-D. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Membro do Grupo de Pesquisa "Ecologia de Ecossistemas Aquáticos do Pantanal Norte. Diversidade, Paisagem e Sociedade", atuando junto ao Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte - LIPAN. Possui experiência em ecologia e reprodução de peixes do Pantanal, ecologia e histologia de jacaré-do-pantanal, e mamíferos terrestres de médio e grande porte na Amazônia. Doutorado em andamento pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. 

Maria Antônia Carniello, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação - Licenciatura em Ciências - ano 1982; graduação - Licenciatura Plena em Biologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1983), graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), Mestrado em Educação (Educação e Meio Ambiente-Ensino de Botânica) pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), Doutorado em Biologia Vegetal (Área/Linha de Pesquisa: Etnobotânica) pela Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro/SP (2007). Pertence ao quadro de docentes/pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, efetiva (1990 - atualmente). Diretora do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológica da UNEMAT (1998-2002). Atua na área de Botânica principalmente nos seguintes temas: Botânica de Plantas Fanerógamas, Estudos de Biodiversidade e conservação (Composição, Estrutura e Etnoconhecimento do componente vegetal do Pantanal, Cerrado e domínio Amazônico. Etnobotânica: agrobiodiversidade de pequenas propriedades urbanas e rurais, quintais. Uso e conservação de plantas. Educação ambiental. Membro suplente do CRBio-01-representnate do Estado de Mato Grosso. Sócia e atuante na Sociedade Botânica do Brasil: 1993 ? atual; (Vice-Diretora da Seção Regional Centro-Oeste 2006-2008 e 2015 ? 2017; representante da Área de Etnobotânica - Região Centro-Oeste (duas gestões 2013 a 2018; Membro do Conselho Superior 2019 a atual), Sócia e atuante na Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia ? SBEE). É curadora do Herbário do Pantanal HPAN a partir de 2009. Membro pesquisadora na Rede Bionorte (2011 - 2015), Projetos: Coordenadora de projeto de pesquisa vinculado à Rede Pecuária - Centro de Pesquisa do Pantanal/CPP- Equipe de pesquisadores /UNEMAT - UFMT (2004-2008). Foi coordenadora de projeto de pesquisa interinstitucional - UNEMAT -UFMT - EMBRAPA, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT 2008-2010). Traços morfofuncionais de espécies florestais (parceria Visitante Sem Fronteira - Estrangeira - 2015 - 2017); Projeto Erosão da Biodiversidade no Pantanal (2016 - atual), PELD III - Equipe de Pesquisa do Sudoeste de Mato Grosso (2016 - 2018), Projeto Florestas do Sudoeste de Mato Grosso (2016 -atual). Parceria ações integradas - UNEMAT - ICMBIO (HPAN - Esec da Serra das Araras e Estação Ecológica de Taimã, MT (2014 a atual). Orientadora e vice coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais - PPGCA, UNEMAT, Cáceres, MT. 

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>