Influência de fatores socioeconômicos e nutricionais no consumo de proteína animal em Itapecuru Mirim, Maranhão

Autores

  • Ricardo Alves de Araújo Universidade Estadual do Maranhão http://orcid.org/0000-0001-9696-5680
  • Olivan Cunha Almeida Universidade Federal do Maranhão
  • Luiza de Nazaré Carneiro da Carneiroda Silva
  • Silvan Ferreira Morais Universidade Federal do Maranhão
  • Edmilson Igor Bernardo Almeida Universidade Federal do Maranhão http://orcid.org/0000-0003-2051-7085
  • Rosana Maria Vale de Almeida Universidade Estadual do Maranha
  • Diego de Almeida Veras Universidade Federal do Maranhão
  • Rodrigo Alves de Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • Renato Sousa Corrêa Universidade Federal do Maranhão
  • Enilton Silva Rodrigues Universidade Federal do Maranhão
  • Maurivan Barbosa Pacheco Universidade Federal do Maranhão
  • Vanessa Brito Barroso Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0052

Palavras-chave:

Atributos de qualidade, Comércio de carnes, Pesquisa de consumo, Segurança alimentar

Resumo

Objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar a preferência do consumidor em relação à proteína animal em Itapecuru Mirim, Maranhão, Brasil. Para a obtenção dos dados, foram aplicados 100 questionários semiestruturados, constituídos por 18 questões que abordavam aspectos relativos às condições de consumo e preferência por diferentes tipos de carnes no município. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva, com ênfase na distribuição de frequências relativas das respostas. Observou-se que os consumidores apresentam maior preferência por carne de frango (62%), seguidos pelos que preferem carne bovina (30%), e a suína sendo a menos consumida (8%). Sendo que o principal motivo da carne de frango ser a mais consumida o costume (30%), seguindo pelo valor nutritivo (25%), pelo preço acessível (24%), e os demais por outros fatores (4%). Além disso, observou-se que os consumidores que relacionam a produção animal com danos ao meio ambiente são a maioria (36%), seguindo dos entrevistados que não souberam responder (24%), aqueles que responderam que prejudica (22%) e que não prejudica (18%). Os resultados mostraram que o consumo de carne suína e bovina se mostrou limitado na cidade, sendo importante o emprego de estratégias que desmistificação sobre suas qualidades e demais características.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olivan Cunha Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei (2011), graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Maranhão (2021), com trabalho de conclusão de curso defendido na área de Economia Rural, com ênfase em produção de caprinos em agricultura familiar. Tem experiência em consultoria técnica no estado do Maranhão e é professor. Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano-IESF. Atualmente é professor celetista na área de Ciências Humanas- SEDUC MA. 

Silvan Ferreira Morais, Universidade Federal do Maranhão

Graduando do curso de agronomia, sétimo período na Universidade Federal do Maranhão, Campus de Chapadinha MA


Edmilson Igor Bernardo Almeida, Universidade Federal do Maranhão

Engenheiro Agrônomo (UFPB, 2011), Mestrado (UFC, 2013) e Doutorado em Agronomia (UFC, 2015). Atua na área de produção vegetal com enfoque em manejo de plantas daninhas, ecofisiologia vegetal e pós-colheita. É Professor Adjunto C, nível 2, Curso de Agronomia, CCAA/UFMA, onde ministra as disciplinas de Biologia e Controle de Plantas Invasoras, Deontologia e Receituário, Olericultura e Pós-colheita da Produção Agrícola. É Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAM/UFMA), no qual leciona Estatística (obrigatória) e Ecofisiologia Vegetal (optativa). É idealizador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fitotecnia (NEPF/UFMA). 

Rosana Maria Vale de Almeida, Universidade Estadual do Maranha

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranha (UEMA), com ênfase em Ecofisiologia Vegetal.

Diego de Almeida Veras, Universidade Federal do Maranhão

Atualmente é graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Maranhão, campus IV, Chapadinha, Ma.

Rodrigo Alves de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Formado em técnico em agropecuária pelo Centro Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro - 2016. Acadêmico em Zootecnia no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais-CCAA, da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Campus Chapadinha. Membro do Grupo de Pesquisa em Ruminantes do Maranhão (GEPRUMA), tem experiência em Zootecnia, com ênfase na conservação de alimentos em forma de silagens e nutrição animal e reprodução em bovinos.

Renato Sousa Corrêa, Universidade Federal do Maranhão

Formado em técnico em agropecuária pelo Centro Familiar de Formação por Alternância Manoel Monteiro - 2016. Acadêmico em Agronomia no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Campus Chapadinha. Membro e colaborador da Diretoria de Marketing da Agropec Jr. Empresa Júnior do CCAA/UFMA. Bolsista via Bolsa Foco Acadêmico da Pro-reitoria Ensino. 

Enilton Silva Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília-UnB | Pós-Graduado (Especialista) em Gestão Pública, pela Universidade Federal de Viçosa -UFV-MG | Aperfeiçoado em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, pela Pontíficia Universidade Católica do Goiás - PUC-GO | Membro Associado, pesquisador, do Grupo de Pesquisa Agroecologia e Agricultura Familiar da Universidade Federal do Maranhão | Foi membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos Agrários, Desenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional - NEADS-UnB 

Maurivan Barbosa Pacheco, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal da Maranhão (UFMA). É membro do Grupo de Pesquisa em Fruticultura no Maranhão (FRUTIMA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fruticultura e produção vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de mudas, substratos regionais e caule decomposto de babaçú. 

Vanessa Brito Barroso, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Agronomia na Universidade Federal do Maranhão 

Downloads

Publicado

2021-03-28

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>