Influência de fatores socioeconômicos e nutricionais no consumo de proteína animal em Itapecuru Mirim, Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0052Palavras-chave:
Atributos de qualidade, Comércio de carnes, Pesquisa de consumo, Segurança alimentarResumo
Objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar a preferência do consumidor em relação à proteína animal em Itapecuru Mirim, Maranhão, Brasil. Para a obtenção dos dados, foram aplicados 100 questionários semiestruturados, constituídos por 18 questões que abordavam aspectos relativos às condições de consumo e preferência por diferentes tipos de carnes no município. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva, com ênfase na distribuição de frequências relativas das respostas. Observou-se que os consumidores apresentam maior preferência por carne de frango (62%), seguidos pelos que preferem carne bovina (30%), e a suína sendo a menos consumida (8%). Sendo que o principal motivo da carne de frango ser a mais consumida o costume (30%), seguindo pelo valor nutritivo (25%), pelo preço acessível (24%), e os demais por outros fatores (4%). Além disso, observou-se que os consumidores que relacionam a produção animal com danos ao meio ambiente são a maioria (36%), seguindo dos entrevistados que não souberam responder (24%), aqueles que responderam que prejudica (22%) e que não prejudica (18%). Os resultados mostraram que o consumo de carne suína e bovina se mostrou limitado na cidade, sendo importante o emprego de estratégias que desmistificação sobre suas qualidades e demais características.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.