Produção de Zínnia elegans em substratos a base de bagana de carnaúba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.007.0014

Palavras-chave:

Planta ornamental, Produção orgânica, Floricultura

Resumo

O cultivo de flores com o passar dos anos tem crescido e ganhado espaço no mercado agrícola. Objetivou-se avaliar o desenvolvimento da produção de mudas de Zínnia elegans Jacq., em substratos a base de bagana de carnaúba (BC) (Copernicia prunifera) no município de Chapadinha - MA. O experimento foi realizado no período de abril a junho de 2019 em casa de vegetação com controle de luminosidade 70%, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com 5 tratamentos de substratos formulados a base de bagana de carnaúba nas proporções de 0, 20, 40, 60, 80 e 100% de BC acrescido de solo. Com substrato obtido a partir de bagana de carnaúba misturado ao solo (Latossolo Amarelo distrófico) a obtenção do desenvolvimento da espécie até o momento da floração, obtendo uma melhor qualidade. O substrato alternativo proporcionou melhoria na altura da planta com (57,19% de BC), volume radicular (70,92% de BC), massa fresca radicular com (66,81% de BC) e massa fresca parte aérea com uma proporção de (59,33% de BC). É recomendado o uso de 40% BC e 60% de solo como substrato para produção de zínia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Brito Barroso, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Agronomia na Universidade Federal do Maranhão

Maurivan Barbosa Pachêco, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal da Maranhão (UFMA). É membro do Grupo de Pesquisa em Fruticultura no Maranhão (FRUTIMA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fruticultura e produção vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de mudas, substratos regionais e caule decomposto de babaçú.

Lídia Ferreira Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Acadêmica do curso de Agronomia - Universidade Federal do Maranhão Centro de Ciências Agrárias e Ambientais Técnica em Meio Ambiente- IFMA CAMPUS Açailândia- MA

Monik Silva de Moura, Universidade Federal do Maranhão

Discente no curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais- CCAA, da Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Membro dos Grupos de Pesquisas FRUTIMA E FLORIMA.

Ramón Yuri Ferreira Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), através do subprojeto de pesquisa: Uso da manipueira como biofertilizante foliar na cultura da mandioca (Manihot esculenta Crantz). É membro Sênior do Grupo de Pesquisa em Fruticultura no Maranhão (FRUTIMA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fruticultura e produção vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de plantas, produção de mudas e substratos regionais. 

Aldenice Oliveira Conceição, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Tecnologia em Gestão do Agronegócio pela Universidade Estadual do Maranhão(2017) e ensino-medio-segundo-graupelo Centro de Ensino Professor Newton Neves(2010).

Edson Dias de Oliveira Neto, Universidade Federal do Maranhão

Engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais. Mestrando em Agronomia/Agricultura Tropical na Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências Agrárias. Desenvolvendo trabalhos atualmente com fertirrigação em tomateiro, experiencia em fertilidade do solo, nutrição de plantas, adubação, química do solo, polímeros hidrorretentores, manejo fitotécnico em frutas e hortaliças, propagação vegetativa e análises laboratoriais de solo. Gerencia os graduandos no grupo de pesquisa em agricultura fertirrigada (GPAF-UFPI-CCA-DEAS). Supervisor sênior no grupo de pesquisa em fruticultura no Maranhão (FRUTIMA). CNH: B. Informática: Pacote office, programas estatísticos (R Studio) entre outros. Inglês: leitura básica.

Dário de Sousa Ramos, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (UFMA-CCAA).
Bolsista Foco Acadêmico (2016 - 2018), no Eixo Ensino prestando monitorias na disciplina de Informática Básica.
Foi Bolsista de Iniciação Cientifica (FAPEMA 2018 - 2019) e atualmente Bolsista de Iniciação Científica pela Universidade Federal do Maranhão.
Ênfase nas áreas de Produção vegetal e Nutrição Animal (Monogástrico).

Romário Martins Costa, Universidade Federal do Maranhão

Técnico em Agronegócio pelo SENAR (2018). Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Maranhão (2018). Atualmente é mestrando em Agronomia (PPGA-AT), pela Universidade Federal do Piauí, atuando principalmente na área de produção vegetal, no manejo de espécies vegetais 

Raissa Rachel Salustriano da Silva Matos, Universidade Federal do Maranhão

Professora adjunta do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bióloga pela Universidade de Pernambuco - UPE (2009), Mestre em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2012), com bolsa do CNPq, e Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2016), com bolsa da CAPES. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitotecnia, fisiologia das plantas cultivadas, propagação vegetal, manejo de culturas, nutrição mineral de plantas, adubação, atuando principalmente com fruticultura e floricultura. 

Downloads

Publicado

2020-08-10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>