Classificação ambiental das praças de Marília/SP
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.001.0006Palavras-chave:
Área Permeável, Áreas Verdes Urbanas, Cobertura ArbóreaResumo
As praças são a tipologia de áreas verdes predominantes nas cidades e exercem inúmeros benefícios ambientais. O ordenamento destes espaços os torna mais eficientes e facilitam sua gestão. O objetivo deste estudo foi estabelecer um método de avaliação de praças, na cidade de Marília – SP. O município encontra-se em importante região de abastecimento hídrico e necessita de áreas que favoreçam a infiltração de água no solo. O universo amostral foi de 113 praças distribuídas em 5 zonas (centro, norte, sul, leste e oeste). A amostragem foi aleatória estratificada, onde selecionou-se 28,32% das praças de cada zona. Estabeleceu-se 4 parâmetros para compor a avaliação das praças: área total (AT), área permeável (AP), densidade arbórea (DA) e cobertura arbórea (CA). Os dados foram coletados em campo, através da medição de copa e contagem de indivíduos arbóreos, e em laboratório, através do programa QGis 3.16.0., na obtenção da área total e área permeável. Após a obtenção dos valores, cada parâmetro foi dividido em 3 classes iguais, considerando os valores máximos e mínimos obtidos para cada um. Aos valores maiores, classificados como ‘bom’, atribuiu-se 3 pontos, aos valores médios, ou ‘regular’, atribuiu-se 2 pontos, e aos valores menores, ou ‘ruim’, atribuiu-se 1 ponto, gerando uma nota final para cada praça e uma média para cada zona. A praça ‘Joana Rodrigues dos Santos’ obteve nota superior (10) e atingiu valores máximos para AP, DA e CA, classificando-se como modelo a ser seguido. A praças ‘São Paulo’ e ‘Dr. Miguel Souza e Silva’ atingiram nota mínima (4) e necessitam de diversas intervenções. A zona norte foi a melhor classificada (7,67) e a zona central a pior classificada (5,25).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.