Análise morfométrica de árvores em áreas verdes na região central de Curitiba, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.004.0013Palavras-chave:
Floresta urbana, Índices morfométricos, PraçasResumo
Os serviços ambientais fornecidos pelas florestas urbanas são maximizados se as árvores tiverem um bom desenvolvimento, o que pode ser avaliado por meio de análises morfométricas. O objetivo foi analisar as relações morfométricas das espécies com mais registros de queda em áreas verdes localizadas no bairro Centro de Curitiba, Paraná. Foram avaliadas 122 árvores das espécies Tipuana tipu, Jacaranda mimosifolia, Erythrina falcata, Melia azedarach e Ligustrum lucidum localizados no parque Passeio Público e em nove praças. Foram calculados os índices morfométricos: Proporção da Copa, Grau de Esbeltez, Índice de Saliência, Índice de Abrangência e Formal de Copa, por meio do teste de correlação de Pearson ao nível de 5% de significância (p<0,05). As espécies T. tipu e J. mimosifolia apresentam os maiores valores para todos os índices morfométricos, e o formal de copa apresentado pelos indivíduos dessas duas espécies foi do tipo arredondada; E. falcata entre arredondada e elíptica horizontal; e M. azedarach e L. lucidum, elíptica horizontal. Houve correlações significativas negativas e positivas entre os índices, principalmente para T. tipu e J. mimosifolia. Os resultados encontrados permitem conhecer o comportamento das espécies arbóreas em áreas verdes urbanas e auxiliar no seu manejo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nature and Conservation

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.