O uso de mapa mental na percepção sobre água em escolas municipais de Curitiba, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.001.0011Palavras-chave:
Educação ambiental, Sensibilização ambiental, Meio ambiente, Desenhos e ensino fundamentalResumo
A sensibilização ambiental, principalmente no que se refere à água, é essencial para a sobrevivência do planeta. Muitas atividades humanas vêm afetando os recursos hídricos, demostrando a necessidade de ações para mudar esse cenário. A educação ambiental com crianças auxilia desde cedo na formação do indivíduo, com informações de como se pode agir de forma diferente a partir de comportamento mais responsável, e, para tal, é necessário verificar qual a percepção delas sobre o ambiente em que vivem. Mapa mental é uma das ferramentas utilizadas para obter informações da percepção do indivíduo a respeito de um determinado tema. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de estudantes de escolas municipais do ensino fundamental de Curitiba, Paraná, por meio de mapas mentais sobre a água, antes e depois uma palestra sobre o tema. Os mapas foram analisados por meio da contagem dos componentes da representação de uma paisagem elaborada pelos estudantes antes e depois da palestra, dividida em quatro grupos de componentes principais: natural, construído, com presença de humanos e meios de transporte. A avaliação da percepção foi feita por meio da análise estatística não paramétrica de Wilcoxon. Foram avaliados 180 estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Dentre os resultados pode-se destacar com maior predominância nos desenhos o componente natural que se refere aos ícones específicos água limpa e o céu, tanto antes como depois da palestra. O ícone específico que teve maior incremento pós-palestra foi a floresta, com 27,8%. O componente construído, humano e meio de transporte, tiveram pouca variação entre antes e depois da palestra. Considerando o total de componentes no desenho, houve diferença estatística na quantidade de componentes que os estudantes associaram à água antes e depois da atividade de educação ambiental. A análise por meio de mapas mentais demonstrou ser eficiente, sendo possível notar a percepção que os estudantes tinham sobre a água antes da atividade e o que mudou depois da palestra. Embora seja uma atividade pontual e não-formal, os resultados dessa pesquisa podem auxiliar na escolha de quais pontos podem ser trabalhados com maior atenção para reforçar a educação formal das escolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.