O estresse ocupacional e a qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre a percepção dos funcionários de TI no setor bancário

Autores/as

  • Milena Santana Daltro Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Rafael Lima de Matos Universidade Federal de Sergipe
  • Helena Maria Fagundes dos Santos Braz Uninassau
  • Matheus Batalha Moreira Nery Centro Universitário Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2595-4318.2017.001.0007

Palabras clave:

Qualidade de Vida no Trabalho, Estresse Ocupacional, Setor Bancário

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam na qualidade vida do trabalho e analisar as principais estratégias de enfretamento as dimensões de estresse ocupacional em funcionários de Tecnologia da Informação (TI). Foram utilizados como instrumentos de pesquisa um questionário sociodemográfico, o questionário desenvolvido por Adrianni (2012) para Qualidade de Vida no trabalho, e o questionário para estresse no trabalho, Job Stress Scale, desenvolvido por Alves (2012). Participaram do estudo 44 profissionais de Tecnologia da Informação com idades entre 18 e 60 anos. A pesquisa foi realizada no departamento de tecnologia de informação de uma instituição bancária que possui sede no Estado de Sergipe. Como resultados, perceberam-se que os participantes concordam razoavelmente que os fatores suportem à execução do trabalho, relacionamento e respeito profissional influenciam positivamente em sua qualidade de vida no trabalho, e concordam intensamente que o fator programa de qualidade de vida no trabalho influencia diretamente nesse fenômeno. As recompensas oferecidas pela organização foi um ponto dissonante, no que tange a qualidade de vida. Os resultados também apontam que os participantes não possuem uma alta média fatorial para demanda psicológica, além de apontarem para a existência de bons relacionamentos entre colaboradores e chefia, e para um apoio social satisfatório, o que influencia no baixo índice de estresse ocupacional nos resultados da pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milena Santana Daltro, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduando em Administração pela UNINASSAU Aracaju.

Rafael Lima de Matos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Helena Maria Fagundes dos Santos Braz, Uninassau

Professora de Adminsitração e Gestão de Recursos Humanos da Uninassau.

Matheus Batalha Moreira Nery, Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tiradentes (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Possui mais de 10 anos de experiência em educação superior em cargos de liderança acadêmica e administrativa. Serviu como Coordenador de Relações Internacionais, assessorando diretamente ao Reitor e ao Conselho de Administração da Universidade Tiradentes a implementar projetos estratégicos na área internacional, especialmente o Tiradentes Institute at University of Massachusetts, Boston. Antes dessa posição, atuou como Coordenador de Pesquisa e foi responsável por gerenciar projetos de pesquisa do corpo docente e monitorar o desenvolvimento de pesquisas em curso em diferentes áreas, tais quais inovação (novas tecnologias), engenharia, biotecnologia, saúde, meio ambiente, ciências sociais , e educação. Serviu como professor titular de Psicologia na Universidade Tiradentes. Atualmente serve como professor titular na Uninassau e escreve uma coluna semanal sobre Educação e Questões Globais no Jornal da Cidade. 

Publicado

2018-06-27

Número

Sección

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Artículos más leídos del mismo autor/a