O estresse ocupacional e a qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre a percepção dos funcionários de TI no setor bancário
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2595-4318.2017.001.0007Palabras clave:
Qualidade de Vida no Trabalho, Estresse Ocupacional, Setor BancárioResumen
Este artigo tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam na qualidade vida do trabalho e analisar as principais estratégias de enfretamento as dimensões de estresse ocupacional em funcionários de Tecnologia da Informação (TI). Foram utilizados como instrumentos de pesquisa um questionário sociodemográfico, o questionário desenvolvido por Adrianni (2012) para Qualidade de Vida no trabalho, e o questionário para estresse no trabalho, Job Stress Scale, desenvolvido por Alves (2012). Participaram do estudo 44 profissionais de Tecnologia da Informação com idades entre 18 e 60 anos. A pesquisa foi realizada no departamento de tecnologia de informação de uma instituição bancária que possui sede no Estado de Sergipe. Como resultados, perceberam-se que os participantes concordam razoavelmente que os fatores suportem à execução do trabalho, relacionamento e respeito profissional influenciam positivamente em sua qualidade de vida no trabalho, e concordam intensamente que o fator programa de qualidade de vida no trabalho influencia diretamente nesse fenômeno. As recompensas oferecidas pela organização foi um ponto dissonante, no que tange a qualidade de vida. Os resultados também apontam que os participantes não possuem uma alta média fatorial para demanda psicológica, além de apontarem para a existência de bons relacionamentos entre colaboradores e chefia, e para um apoio social satisfatório, o que influencia no baixo índice de estresse ocupacional nos resultados da pesquisa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.