A satisfação no atendimento aos clientes que buscam serviços de mensuração em Organizações Governamentais

Autores

  • Mariana Vitoria Martins Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Helena Maria Fagundes dos Santos Braz Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Matheus Batalha Moreira Nery Centro Universitário Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2595-4318.2017.001.0006

Palavras-chave:

Empresa pública, Satisfação, Prestação de serviços

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise acerca da satisfação dos usuários que buscam diariamente os serviços das organizações governamentais que fornecem mensuração dos serviços prestados pelo próprio Estado. No Estado de Sergipe, um dos serviços de mensuração mais solicitados é a análise da qualidade da água que chega até as residências da população. Uma das principais formas das empresas, sejam elas públicas ou privadas, atingirem a satisfação do cliente, está no relacionamento que as organizações mantêm com seus consumidores. As empresas estão buscando cada vez mais se desenvolverem, visando à satisfação dos seus clientes como principal objetivo. Isso acontece devido ao grande nível de exigência por parte dos consumidores. A presente pesquisa utilizou como método o estudo de caso, pois essa metodologia permitiu um estudo mais aprofundado, com riqueza de detalhes, acerca da satisfação dos clientes em empresas governamentais que trabalham com mensuração de serviços públicos. Os dados obtidos com a pesquisa de campo foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam que, no que se refere às questões relacionadas ao atendimento presencial, ou seja, o momento de contato entre os servidores e o público que procura os serviços, são realizados em sua maior parte gerando a satisfação da população. Por outro lado, as informações prestadas pelo telefone e por meio virtual tem gerado insatisfação por parte dos usuários do serviço.

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Biografia do Autor

Mariana Vitoria Martins, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduanda em Administração da UNINASSAU Aracaju. 

Helena Maria Fagundes dos Santos Braz, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduada em Administração de Empresas - UFS. Especialista em Análise e Gestão de Negócios - UFS. Docente na Universidade Paulista - UNIP e na Faculdade Maurício de Nassau, nos cursos de Administração de Empresas e Gestão de Recursos Humanos, lecionando Administração de Cargos e Salários, Administração estratégica, Administração Integrada, Avaliação de Desempenho, Administração Mercadológica, Comunicação e Expressão, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Empreendedorismo, Liderança, Planejamento Estratégico, Processos Decisórios, Tecnologias da Informação,Treinamento e Desenvolvimento, Pesquisa e Extensão Empresarial. Pós-graduanda em Formação em Educação à Distância - Universidade Paulista. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Coach de Carreira. Consultora em Gestão de Pessoas.

Matheus Batalha Moreira Nery, Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tiradentes (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Possui mais de 10 anos de experiência em educação superior em cargos de liderança acadêmica e administrativa. Serviu como Coordenador de Relações Internacionais, assessorando diretamente ao Reitor e ao Conselho de Administração da Universidade Tiradentes a implementar projetos estratégicos na área internacional, especialmente o Tiradentes Institute at University of Massachusetts, Boston. Antes dessa posição, atuou como Coordenador de Pesquisa e foi responsável por gerenciar projetos de pesquisa do corpo docente e monitorar o desenvolvimento de pesquisas em curso em diferentes áreas, tais quais inovação (novas tecnologias), engenharia, biotecnologia, saúde, meio ambiente, ciências sociais , e educação. Serviu como professor titular de Psicologia na Universidade Tiradentes. Atualmente serve como professor titular na Uninassau e escreve uma coluna semanal sobre Educação e Questões Globais no Jornal da Cidade. éia. 

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Publicado

2018-06-27

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