Qualidade de vida no trabalho: a realidade dos operadores de um Call Center em Aracaju, Brasil

Autores

  • Marília Vitoria Martins Centro Universitário Mauricio de Nassau
  • Helena Maria Fagundes dos Santos Braz Centro Universitário Mauricio de Nassau
  • Matheus Batalha Moreira Nery Centro Universitário Mauricio de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2595-4318.2017.001.0004

Palavras-chave:

Recursos Humanos, Qualidade de Vida, Call Center, Bem-estar

Resumo

Nos dias atuais as organizações objetivam ser diferentes no mercado de trabalho, buscando realizar investimentos no que se refere a benefícios e planejamento de ações e programas que visem a construção de ambiente de trabalho harmônico entre as empresas e os seus colaboradores. Essas ações visam manter o funcionário motivado e comprometido com as atividades laborais, com segurança no que realiza, com excelente autoestima e com compromisso empresarial. O presente artigo tem como objetivo geral identificar os níveis de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos operadores de telemarketing (Call Center). Busca-se também analisar as características básicas das tarefas dos trabalhadores de telemarketing no Call Center, os níveis de QVT dos operadores de telemarketing no Call Center, especialmente quando a sua autopercepção de saúde. Metodologicamente elegeu-se o estudo de casos porque esse método de pesquisa oferece ao pesquisador uma compreensão mais profunda de um único objeto de estudo. O universo da pesquisa foi composto por 1500 funcionários, sendo que a amostra foi composta por 101 funcionários que desenvolvem suas atividades nos diversos turnos de uma empresa de Contact Center em Aracaju (SE). Conclui-se que a empresa deve investir mais na construção de politicas de valorização dos colaboradores, através do planejamento de atividades e ações que busquem ampliar a melhoria das condições de trabalho, valorização do trabalho cotidiano do colaborador e consequentemente a construção de um ambiente de trabalho mais harmônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Vitoria Martins, Centro Universitário Mauricio de Nassau

Graduanda em Administração da Uninassau Aracaju.

Helena Maria Fagundes dos Santos Braz, Centro Universitário Mauricio de Nassau

Graduada em Administração de Empresas - UFS. Especialista em Análise e Gestão de Negócios - UFS. Docente na Universidade Paulista - UNIP e na Faculdade Maurício de Nassau, nos cursos de Administração de Empresas e Gestão de Recursos Humanos, lecionando Administração de Cargos e Salários, Administração estratégica, Administração Integrada, Avaliação de Desempenho, Administração Mercadológica, Comunicação e Expressão, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Empreendedorismo, Liderança, Planejamento Estratégico, Processos Decisórios, Tecnologias da Informação,Treinamento e Desenvolvimento, Pesquisa e Extensão Empresarial. Pós-graduanda em Formação em Educação à Distância - Universidade Paulista. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Coach de Carreira. Consultora em Gestão de Pessoas.

Matheus Batalha Moreira Nery, Centro Universitário Mauricio de Nassau

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tiradentes (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Possui mais de 10 anos de experiência em educação superior em cargos de liderança acadêmica e administrativa. Serviu como Coordenador de Relações Internacionais, assessorando diretamente ao Reitor e ao Conselho de Administração da Universidade Tiradentes a implementar projetos estratégicos na área internacional, especialmente o Tiradentes Institute at University of Massachusetts, Boston. Antes dessa posição, atuou como Coordenador de Pesquisa e foi responsável por gerenciar projetos de pesquisa do corpo docente e monitorar o desenvolvimento de pesquisas em curso em diferentes áreas, tais quais inovação (novas tecnologias), engenharia, biotecnologia, saúde, meio ambiente, ciências sociais , e educação. Serviu como professor titular de Psicologia na Universidade Tiradentes. Atualmente serve como professor titular na Uninassau e escreve uma coluna semanal sobre Educação e Questões Globais no Jornal da Cidade.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)