O estresse ocupacional e a qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre a percepção dos funcionários de TI no setor bancário

Autores

  • Milena Santana Daltro Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Rafael Lima de Matos Universidade Federal de Sergipe
  • Helena Maria Fagundes dos Santos Braz Uninassau
  • Matheus Batalha Moreira Nery Centro Universitário Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2595-4318.2017.001.0007

Palavras-chave:

Qualidade de Vida no Trabalho, Estresse Ocupacional, Setor Bancário

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam na qualidade vida do trabalho e analisar as principais estratégias de enfretamento as dimensões de estresse ocupacional em funcionários de Tecnologia da Informação (TI). Foram utilizados como instrumentos de pesquisa um questionário sociodemográfico, o questionário desenvolvido por Adrianni (2012) para Qualidade de Vida no trabalho, e o questionário para estresse no trabalho, Job Stress Scale, desenvolvido por Alves (2012). Participaram do estudo 44 profissionais de Tecnologia da Informação com idades entre 18 e 60 anos. A pesquisa foi realizada no departamento de tecnologia de informação de uma instituição bancária que possui sede no Estado de Sergipe. Como resultados, perceberam-se que os participantes concordam razoavelmente que os fatores suportem à execução do trabalho, relacionamento e respeito profissional influenciam positivamente em sua qualidade de vida no trabalho, e concordam intensamente que o fator programa de qualidade de vida no trabalho influencia diretamente nesse fenômeno. As recompensas oferecidas pela organização foi um ponto dissonante, no que tange a qualidade de vida. Os resultados também apontam que os participantes não possuem uma alta média fatorial para demanda psicológica, além de apontarem para a existência de bons relacionamentos entre colaboradores e chefia, e para um apoio social satisfatório, o que influencia no baixo índice de estresse ocupacional nos resultados da pesquisa.

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Biografia do Autor

Milena Santana Daltro, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduando em Administração pela UNINASSAU Aracaju.

Rafael Lima de Matos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Helena Maria Fagundes dos Santos Braz, Uninassau

Professora de Adminsitração e Gestão de Recursos Humanos da Uninassau.

Matheus Batalha Moreira Nery, Centro Universitário Maurício de Nassau

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tiradentes (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Possui mais de 10 anos de experiência em educação superior em cargos de liderança acadêmica e administrativa. Serviu como Coordenador de Relações Internacionais, assessorando diretamente ao Reitor e ao Conselho de Administração da Universidade Tiradentes a implementar projetos estratégicos na área internacional, especialmente o Tiradentes Institute at University of Massachusetts, Boston. Antes dessa posição, atuou como Coordenador de Pesquisa e foi responsável por gerenciar projetos de pesquisa do corpo docente e monitorar o desenvolvimento de pesquisas em curso em diferentes áreas, tais quais inovação (novas tecnologias), engenharia, biotecnologia, saúde, meio ambiente, ciências sociais , e educação. Serviu como professor titular de Psicologia na Universidade Tiradentes. Atualmente serve como professor titular na Uninassau e escreve uma coluna semanal sobre Educação e Questões Globais no Jornal da Cidade. 

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Publicado

2018-06-27

Edição

Seção

Psicologia Organizacional e do Trabalho

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