Entrepreneurship https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship <p><strong>Entrepreneurship</strong> (ISSN 2595-4318) é uma publicação científica internacional em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, que tem por objetivo promover discussões, disseminar idéias e divulgar resultados de pesquisas (com enfoques locais, regionais e nacionais) relacionados à administração, e temáticas relacionadas. <strong>QUALIS (2017-2020) Referência B3</strong>. </p> pt-BR <p>A <strong>CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03)</strong> deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.</p> <p>&nbsp;</p> carlos.eduardo@cbpciencia.com.br (Prof. Carlos Eduardo Silva) contato@cbpciencia.com.br (Serviço de Atendimento ao Cliente) Thu, 07 Sep 2023 02:43:46 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Análise de satisfação do consumidor da feira do produtor na cidade de Parauapebas-PA https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship/article/view/6437 <p>Satisfazer às necessidades dos consumidores é essencial para o comerciante obter sucesso e se manter no mercado. Segurança e responsabilidade socioambiental são parâmetros essenciais na sociedade contemporânea, caso os comerciantes não se atualizem, perdem os potenciais consumidores, por não estarem satisfeitos com as organizações comerciais e seus produtos. O presente trabalho objetivou-se por meio de um estudo de caso da “Feira do Produtor” de Parauapebas–PA, traçar o perfil de satisfação de seus consumidores. Por meio de pesquisa de campo e questionário aos consumidores e gestores da Feira do Produtor Rural de Parauapebas. Embasado em referenciais bibliográficas, analisou-se o perfil da satisfação dos consumidores. Após coletados os dados, estes foram tabulados no Microsoft Excel. O método de amostragem abordado foi o probabilístico estratificado e por área geográfica. Para definir o tamanho da amostra com um máximo de 5% de erro estatístico foi utilizada a fórmula de Barbetta. De modo geral, a Feira satisfaz a grande maioria dos entrevistados que permeiam desde o prazer em ir à feira e compra dos produtores, passando por preço, higiene, atendimento, estrutura, procedência dos produtos e canal de atendimento ao consumidor. Mas ainda, requer extrema atenção quanto aos índices de insatisfação dos consumidores, pois eles afugentam os consumidores às outras praças. Devido ao alto grau de escolaridade e de informação, os consumidores estão mais conscientes dos seus direitos como consumidor em adquirir produtos de qualidade cada vez mais livre de imperfeiçoes nutricionais e de boa procedência socioambiental.</p> Priscilla Andrade Silva, Orlando Ferreira Ramos, Victória Carolline do Moraes Gatti, André Seiva de Brito, Henrique da Silva Barata, Ernestina Ribeiro dos Santos Neta Copyright (c) 2023 Entrepreneurship http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship/article/view/6437 Mon, 09 Jan 2023 00:00:00 +0000 Estudos de caso de produção mais limpa: redução na geração de resíduos no meio industrial https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship/article/view/7374 <p>Esta Nota Técnica relata uma preocupação com o “desenvolvimento sustentável” onde as empresas buscam processos e programas em que minimizem o aquecimento global e a devastação ambiental, a indústria petrolífera é considerada uma das principais vilãs. A partir de tal constatação, surgiram as implantações de programas de “Prevenção à Poluição” (P2), onde se pode destacar a “Produção mais Limpa” (PmaisL), em que visa aumentar a vantagem econômica e os benefícios ambientais das empresas. De acordo com o SENAI (2003), o programa de PmaisL traz para as empresas inúmeras vantagens ambientais. Segundo Almeida e Giannetti (2006), a eco eficiência “é uma filosofia pró ativa, reconhecida pelos setores industriais e que pode trazer vantagens competitivas”. Rossi e Barata (2009) citam várias barreiras ou dificuldades para implementação da PmaisL. Na Nota Técnica também é discutida algumas barreiras à implementação de acordo com algumas classificações.</p> Alena Torres Netto, Patricia dos Santos Matta, Laís Alencar de Aguiar, Josimar Ribeiro de Almeida Copyright (c) 2023 Entrepreneurship http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship/article/view/7374 Mon, 09 Jan 2023 00:00:00 +0000 Neuromarketing: estudo sobre a ciência aplicada no marketing https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship/article/view/6539 <p>Esse artigo possui o claro propósito de reforçar o fato de que o material de trabalho do marketing não são robôs movidos puramente pela a lógica, e sim humanos, seres viventes em sociedade, que buscam através do consumismo uma maneira de saciar seus desejos. Sendo assim, percebe-se que o marketing possui uma natureza intrinsicamente ligada com as atividades humanas, logo é natural que o marketing seja impulsionado, ao longo dos anos, a modificar e aprimorar as suas abordagens com o intuito de se adaptar a cada nova tendências da humanidade. E que hoje em meio da chamada era da informação, o neuromarketing faz parte da vanguarda de mais uma evolução natural do marketing, pois estudos recentes, como por exemplo o que proporcionou em 2002 a Daniel Kahneman o Prêmio Nobel de Economia, demonstram que o ser humano não possui a capacidade natural para conseguir responder de forma consciente e clara quais motivos que conduziram para uma certa tomada de decisão e que, grande parte das vezes, suas decisões na verdade são decididas por hábitos de um cérebro preguiçoso e viciado em dopamina. Justificando dessa forma a ideia de adicionar aos tradicionais métodos de pesquisa, quantitativa e qualitativa, o uso da neurociência para se obter um melhor entendimento sobre as preferências dos consumidores.</p> Robert Hichert Vieira Nascimento Copyright (c) 2023 Entrepreneurship http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship/article/view/6539 Mon, 09 Jan 2023 00:00:00 +0000 Interação universidade-empresa para o desenvolvimento regional: análise em um hub de inovação sul mineiro https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship/article/view/7926 <p>O presente estudo tem como finalidade entender o papel de um <em>hub</em> como instrumento gerador de inovação e aprimorador do conhecimento resultantes da interação universidade empresa. Para o desenvolvimento deste artigo, inicialmente foram caracterizados e conceituados o tema inovação, apresentando um breve histórico sobre sua origem e posteriormente conceituado <em>hub</em> de inovação. Após, foi elaborado um comparativo, através de entrevistas realizadas com gestores de universidade e empresas, sobre as principais formas de atuação de um <em>hub</em> inovação atingindo desta forma o objetivo deste trabalho, apresentado na conclusão. A metodologia utilizada durante o estudo foi o método da revisão bibliográfica, tendo como base as pesquisas bibliográficas, artigos e teses, <em>sites</em> da internet e realização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a gestores de uma universidade do Sul de Minas Gerais e de representantes de empresas, todos eles vinculados a um <em>hub</em> de inovação.</p> Herlan Carlos da Silva, Pedro dos Santos Portugal Júnior, Rodrigo Franklin Frogeri Copyright (c) 2023 Entrepreneurship http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship/article/view/7926 Mon, 09 Jan 2023 00:00:00 +0000 Os estilos de liderança em instituições de ensino https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship/article/view/7266 <p>Trata-se de um estudo sobre a apropriação de conceitos advindos da área administrativa em ambiente educacional, mais precisamente sobre os diferentes tipos de liderança (autocrática, liberal ou democrática) que são identificados nas instituições de ensino, as principais características observadas em cada um deles, bem como a importância do papel desempenhado pelo líder nas escolas. Por meio de uma revisão bibliográfica, alguns conceitos foram apresentados, bem como sua aplicabilidade, e a importância que eles possuem no contexto das instituições de ensino. Isso permitiu identificar as principais lideranças presentes nas organizações escolares, e possibilitou a realização de uma análise reflexiva em torno da temática abordada, por meio da qual concluiu-se que nos dias de hoje é impossível vislumbrar uma escola que não tenha uma liderança representativa e sensível a dinamicidade das instituições de ensino, ao contexto de mudanças constantes e de inovações, e que na tomada de decisão esteja atento ao bem estar coletivo.</p> Dienner Mory Rodrigues Silva, Tiago Santos Barreto Thomaz, Carine da Costa Alencar Copyright (c) 2023 Entrepreneurship http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship/article/view/7266 Mon, 09 Jan 2023 00:00:00 +0000