Estudo comparativo das eficiências de agentes inibidores comerciais de corrosão em estruturas marítima de concreto armado
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0007Palabras clave:
Reinforced concrete, Marine structures, Corrosion, Corrosion inhibitorsResumen
As estruturas de concreto armado expostas ao meio marítimo estão sujeitas ao desenvolvimento de diferentes tipos de corrosão que ocasionam a deterioração do material, diminuição das propriedades mecânicas, custos e falhas de segurança operacionais. Entre os diferentes mecanismos de proteção à corrosão das estruturas, destacam-se os inibidores de corrosão. Através do método de revisão integrativa, a seguinte pesquisa fez o comparativo entre às eficiências de proteção de diferentes inibidores de corrosão que são frequentemente comercializados, comparando à resistência a compressão e potencial de corrosão em diferentes corpos de prova, que foram alocados ao ambiente marítimo: imersos em água do mar, atmosfera marinha e condições que simulam esse ambiente, como soluções de NaCl em diferentes concentrações. Como resultado da pesquisa, evidenciaram-se com maior eficiência de proteção os seguintes inibidores de corrosão: nitrito de cálcio, tungstato de sódio e molibdato de sódio. Quando realizado os comparativos da resistência à compressão dos diferentes corpos de provas, aqueles ao qual continha como inibidor o nitrito de cálcio ou tungstato de sódio, atingiu eficiências satisfatórias. Enquanto para o comparativo dos diferentes potenciais de corrosão, os corpos de prova que utilizou como inibidores o molibdato de sódio e o nitrito de cálcio, apresentou menos regiões com corrosão ativa nas estruturas. Evidencia-se a necessidade de adequar a concentração do inibidor de corrosão a estrutura de aço e a relação água/cimento para produção do concreto, as diferentes funcionalidades das estruturas também devem ser levadas em consideração, pois há operacionalidades que catalisam o processo de corrosão.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Engineering Sciences
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.