Análise de diferentes fontes de água tratada por osmose reversa para aplicação em caldeiras industriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.001.0014

Palavras-chave:

Osmose reversa, Caldeiras, Qualidade da água

Resumo

Diante da necessidade de fontes alternativas de água para utilização, estuda-se novas ferramentas que otimizem e ampliem as possibilidades do uso da água para atividades como agricultura, pecuária e indústrias. As caldeiras são instrumentos industriais que tem como fonte de alimentação a água, e está presente em diversos processos propulsores da economia. O funcionamento das caldeiras é adequado de acordo a NR-13 e as classificações é dada de acordo com o nível operacional de pressão, otimizando o seu funcionamento e tornando-o mais seguro, no entanto deve-se atentar a qualidade do fluido operacional, devendo estar enquadrado em determinados parâmetros físico-químicos e microbiológicos para evitar vapores de má qualidade, danos as caldeiras e acidentes. Através de pesquisas, fez-se possível realizar uma análise e comparativo dos resultados laboratoriais obtidos de amostras de águas tratadas por osmose reversa, sendo realizado uma revisão integrativa. Os resultados mostraram eficiência quanto ao processo de osmose reversa para remoção de sais e óxidos, particulados e elementos dissolvidos, algumas analises indicaram presença de coliformes totais e fecais, indicando a necessidade de estudos sobre o impacto negativo que pode causar em caldeiras devido a sua presença assim como fatores externos que levaram a esse resultado. Além disso, fez-se possível enfatizar a necessidade de pesquisas referente a minimização de danos quanto a implementação do sistema de osmose reversa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielma Ferreira de Melo, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Graduanda em Engenharia Química, pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Atuação em pesquisa de extensão de desenvolvimento e estudo de Biopolímeros. Atuação em iniciação científica de análises físico-químicas de águas de chuvas armazenadas em cisternas, em cidades de Pernambuco. Atuação no setor administrativo e desenvolvimento de projetos na área de Engenharia Química e Ambiental. Experiência em procedimentos laboratoriais, monitorando disciplinas e ministrando mini-cursos. Atualmente, atuo como Angel, programa de integração de calouros da IES, e monitora da disciplina Fenômenos de Transportes. Possui interesse nas seguintes áreas: Fenômenos de Transportes, Transferência de Calor e Massa, Ciência e Engenharia de Materiais e Gestão Ambiental. 

João Victor Alves Laurentino, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (2020). Licenciatura em Física em andamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência em engenharia mecânica na área de análise de sistemas de geração energética e Célula a combustível. Experiência em Física, com ênfase em ensino de Física e teoria Termodinâmica. Tem interesse em análises energéticas, exergéticas e ambientais de sistemas de geração de potência, cogeração e trigereção.

Lucicleitor Oliveira Santos, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Graduando na área de Engenharia Química (Unifavip | Estácio) antiga (Unifavip | Wyden). Foi Integrante da Iniciação Científica de Análises Físico-químicas do biodiesel produzido a partir de transesterificação de óleo (soja) residual de frituras. No momento, trabalha como Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2 na escola Gênesis. Também foi consultor de Projetos da AQUA Jr. durante 12/2019 até 10/2020, assim como também foi Professor de Inglês do Ensino Fundamental 2 no Educandário Maria Augusta durante 01/2019 a 12/2020 e instrutor de Inglês na Wizard by Pearson através do Programa Ganhe o Mundo durante 03/2017 até 08/2020. Possui interesse nas áreas de Educação, tendo como interesse principal o Ensino de Química e Matemática, assim como de Línguas tanto Portuguesa quanto Inglesa. Tratamento de Água e Efluentes, Recursos Hídricos. Desenvolvimento Sustentável, reuso e reciclagem e Biodiesel e oleaginosas.

Virgínia Lauanny Cupertino de Freitas, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Sou graduanda em Engenharia Química pelo Centro Universitário Vale do Ipojuca.

Downloads

Publicado

2021-03-30