Estudo comparativo das eficiências de agentes inibidores comerciais de corrosão em estruturas marítima de concreto armado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0007

Palavras-chave:

Concreto armado, Estruturas marítimas, Corrosão, Inibidores de corrosão

Resumo

As estruturas de concreto armado expostas ao meio marítimo estão sujeitas ao desenvolvimento de diferentes tipos de corrosão que ocasionam a deterioração do material, diminuição das propriedades mecânicas, custos e falhas de segurança operacionais. Entre os diferentes mecanismos de proteção à corrosão das estruturas, destacam-se os inibidores de corrosão. Através do método de revisão integrativa, a seguinte pesquisa fez o comparativo entre às eficiências de proteção de diferentes inibidores de corrosão que são frequentemente comercializados, comparando à resistência a compressão e potencial de corrosão em diferentes corpos de prova, que foram alocados ao ambiente marítimo: imersos em água do mar, atmosfera marinha e condições que simulam esse ambiente, como soluções de NaCl em diferentes concentrações. Como resultado da pesquisa, evidenciaram-se com maior eficiência de proteção os seguintes inibidores de corrosão: nitrito de cálcio, tungstato de sódio e molibdato de sódio. Quando realizado os comparativos da resistência à compressão dos diferentes corpos de provas, aqueles ao qual continha como inibidor o nitrito de cálcio ou tungstato de sódio, atingiu eficiências satisfatórias. Enquanto para o comparativo dos diferentes potenciais de corrosão, os corpos de prova que utilizou como inibidores o molibdato de sódio e o nitrito de cálcio, apresentou menos regiões com corrosão ativa nas estruturas. Evidencia-se a necessidade de adequar a concentração do inibidor de corrosão a estrutura de aço e a relação água/cimento para produção do concreto, as diferentes funcionalidades das estruturas também devem ser levadas em consideração, pois há operacionalidades que catalisam o processo de corrosão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielma Ferreira de Melo, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Graduanda em Engenharia Química, pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Atuação em pesquisa de extensão de desenvolvimento e estudo de Biopolímeros. Atuação em iniciação científica de análises físico-químicas de águas de chuvas armazenadas em cisternas, em cidades de Pernambuco. Atuação no setor administrativo e desenvolvimento de projetos na área de Engenharia Química e Ambiental. Experiência em procedimentos laboratoriais, monitorando disciplinas e ministrando mini-cursos. Atualmente, age como mentora de química para ensino médio e superior. Possui interesse nas seguintes áreas: Fenômenos de Transportes, Transferência de Calor e Massa, Ciência e Engenharia de Materiais e Gestão Ambiental.

João Victor Alves Laurentino, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (2020). Licenciatura em Física em andamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência em engenharia mecânica na área de análise de sistemas de geração energética e Célula a combustível. Experiência em Física, com ênfase em ensino de Física e teoria Termodinâmica. Tem interesse em análises energéticas, exergéticas e ambientais de sistemas de geração de potência, cogeração e trigereção.

Lucicleitor Oliveira Santos, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Graduando na área de Engenharia Química (Unifavip | Estácio) antiga (Unifavip | Wyden). Foi Integrante da Iniciação Científica de Análises Físico-químicas do biodiesel produzido a partir de transesterificação de óleo (soja) residual de frituras. No momento, trabalha como Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2 na escola Gênesis. Também foi consultor de Projetos da AQUA Jr. durante 12/2019 até 10/2020, assim como também foi Professor de Inglês do Ensino Fundamental 2 no Educandário Maria Augusta durante 01/2019 a 12/2020 e instrutor de Inglês na Wizard by Pearson através do Programa Ganhe o Mundo durante 03/2017 até 08/2020. Possui interesse nas áreas de Educação, tendo como interesse principal o Ensino de Química e Matemática, assim como de Línguas tanto Portuguesa quanto Inglesa. Tratamento de Água e Efluentes, Recursos Hídricos. Desenvolvimento Sustentável, reuso e reciclagem e Biodiesel e oleaginosas. 

Downloads

Publicado

2021-10-02