Estudo comparativo das eficiências de agentes inibidores comerciais de corrosão em estruturas marítima de concreto armado
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0007Palavras-chave:
Concreto armado, Estruturas marítimas, Corrosão, Inibidores de corrosãoResumo
As estruturas de concreto armado expostas ao meio marítimo estão sujeitas ao desenvolvimento de diferentes tipos de corrosão que ocasionam a deterioração do material, diminuição das propriedades mecânicas, custos e falhas de segurança operacionais. Entre os diferentes mecanismos de proteção à corrosão das estruturas, destacam-se os inibidores de corrosão. Através do método de revisão integrativa, a seguinte pesquisa fez o comparativo entre às eficiências de proteção de diferentes inibidores de corrosão que são frequentemente comercializados, comparando à resistência a compressão e potencial de corrosão em diferentes corpos de prova, que foram alocados ao ambiente marítimo: imersos em água do mar, atmosfera marinha e condições que simulam esse ambiente, como soluções de NaCl em diferentes concentrações. Como resultado da pesquisa, evidenciaram-se com maior eficiência de proteção os seguintes inibidores de corrosão: nitrito de cálcio, tungstato de sódio e molibdato de sódio. Quando realizado os comparativos da resistência à compressão dos diferentes corpos de provas, aqueles ao qual continha como inibidor o nitrito de cálcio ou tungstato de sódio, atingiu eficiências satisfatórias. Enquanto para o comparativo dos diferentes potenciais de corrosão, os corpos de prova que utilizou como inibidores o molibdato de sódio e o nitrito de cálcio, apresentou menos regiões com corrosão ativa nas estruturas. Evidencia-se a necessidade de adequar a concentração do inibidor de corrosão a estrutura de aço e a relação água/cimento para produção do concreto, as diferentes funcionalidades das estruturas também devem ser levadas em consideração, pois há operacionalidades que catalisam o processo de corrosão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.