Estudo e viabilidade técnica da utilização de águas de chuvas para o processo de irrigação de hortaliças no semiárido Pernambucano
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0010Palavras-chave:
Água de chuva, Cisterna, Hortaliças, IrrigaçãoResumo
Em regiões semiáridas, a escassez de água é uma questão discutida há muito tempo. Avaliando a necessidade do seu uso na irrigação, evidencia-se que a insuficiência de água se torna um fator limitante no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida local. Nesse contexto, o armazenamento de águas de chuvas torna possível a manutenção da agricultura de subsistência durante os períodos de estiagem. Este trabalho é uma revisão bibliográfica que analisa diferentes estudos acerca da viabilidade técnica e da efetividade do uso de águas de chuvas no processo de irrigação em plantios de hortaliças na região do semiárido pernambucano. Os resultados mostram um efetivo suprimento na irrigação de cultivos quando utilizadas cisternas para reservar águas de chuvas. Com isso, a demanda insuficiente de chuvas no semiárido não tem potencial para afetar a produção de alimentos quando a técnica é adotada. Levando em consideração o histórico de baixa incidência de chuvas no semiárido brasileiro, a técnica abordada no presente estudo tornou-se comum ao longo dos anos. Em termos de eficiência de irrigação, ao levarmos em consideração a razão entre a quantidade de água efetivamente usada pela cultura e a quantidade retirada da fonte, no âmbito mundial, é ainda muito baixa, situando-se, em termos médios, em torno de 37%. Dados apontam que a melhora em apenas 1% na eficiência do uso de água na irrigação tem capacidade para gerar uma economia de 200 mil litros de água por agricultor, por hectare/ano em países em desenvolvimento de clima semiárido. Em consequência do emprego da técnica em tese estudada, a economia gerada por ela e a dispensabilidade de tratamentos complexos para utilização da água de chuva armazenada, torna-se possível identificar a motivação por parte dos pequenos produtores do semiárido nordestino em utiliza-la preferencialmente para a irrigação de hortaliças.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.