Estudo e análise das principais e alternativas oleaginosas para produção de biodiesel: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0008Palavras-chave:
Biodiesel, Oleaginosas, Produção de biodieselResumo
O Brasil é um dos países que mais produz oleaginosas nas suas safras, esse fator, faz com que o país seja um dos maiores produtores de biodiesel no mundo, além disso, é importante salientar que o país possui oleaginosas tanto comuns quanto alternativas a produção de biodiesel, o que pode diversificar os materiais utilizados para produzir o biocombustível, além disso, o uso do biodiesel constitui um vetor favorável na mitigação de danos ambientais, já que componentes que utilizam o biodiesel emitem particulados com poucas quantidades de enxofre e redução na emissões de CO2. O objetivo desse trabalho foi fazer uma revisão integrativa acerca das principais e alternativas oleaginosas para a produção de biodiesel no país, avaliando literaturas no que se refere a diversidade das oleaginosas, as características de cada planta e os parâmetros físico-químicos estudados. Os resultados obtidos levaram em conta dois parâmetros principais, que foram o índice de acidez e a viscosidade cinemática a 40ºC, os dados da revisão integrativa permitiram comprovar que o biodiesel que estava de acordo com todos os parâmetros estabelecidos pela ANP era o biodiesel de girassol, outro parâmetro importante também nas análises do biodiesel é a estabilidade a oxidação, o biodiesel de girassol também foi melhorado quanto a esse parâmetro, sendo assim, o biodiesel de girassol mostrou-se como o mais eficaz na produção de biodiesel.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.