Estudo e análise das principais e alternativas oleaginosas para produção de biodiesel: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0008

Palavras-chave:

Biodiesel, Oleaginosas, Produção de biodiesel

Resumo

O Brasil é um dos países que mais produz oleaginosas nas suas safras, esse fator, faz com que o país seja um dos maiores produtores de biodiesel no mundo, além disso, é importante salientar que o país possui oleaginosas tanto comuns quanto alternativas a produção de biodiesel, o que pode diversificar os materiais utilizados para produzir o biocombustível, além disso, o uso do biodiesel constitui um vetor favorável na mitigação de danos ambientais, já que componentes que utilizam o biodiesel emitem particulados com poucas quantidades de enxofre e redução na emissões de CO2. O objetivo desse trabalho foi fazer uma revisão integrativa acerca das principais e alternativas oleaginosas para a produção de biodiesel no país, avaliando literaturas no que se refere a diversidade das oleaginosas, as características de cada planta e os parâmetros físico-químicos estudados. Os resultados obtidos levaram em conta dois parâmetros principais, que foram o índice de acidez e a viscosidade cinemática a 40ºC, os dados da revisão integrativa permitiram comprovar que o biodiesel que estava de acordo com todos os parâmetros estabelecidos pela ANP era o biodiesel de girassol, outro parâmetro importante também nas análises do biodiesel é a estabilidade a oxidação, o biodiesel de girassol também foi melhorado quanto a esse parâmetro, sendo assim, o biodiesel de girassol mostrou-se como o mais eficaz na produção de biodiesel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucicleitor Oliveira Santos, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Graduando na área de Engenharia Química (Unifavip | Estácio) antiga (Unifavip | Wyden). Foi Integrante da Iniciação Científica de Análises Físico-químicas do biodiesel produzido a partir de transesterificação de óleo (soja) residual de frituras. No momento, trabalha como Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2 na escola Gênesis. Também foi consultor de Projetos da AQUA Jr. durante 12/2019 até 10/2020, assim como também foi Professor de Inglês do Ensino Fundamental 2 no Educandário Maria Augusta durante 01/2019 a 12/2020 e instrutor de Inglês na Wizard by Pearson através do Programa Ganhe o Mundo durante 03/2017 até 08/2020. Possui interesse nas áreas de Educação, tendo como interesse principal o Ensino de Química e Matemática, assim como de Línguas tanto Portuguesa quanto Inglesa. Tratamento de Água e Efluentes, Recursos Hídricos. Desenvolvimento Sustentável, reuso e reciclagem e Biodiesel e oleaginosas. 

Grazielma Ferreira de Melo, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Graduanda em Engenharia Química, pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Atuação em pesquisa de extensão de desenvolvimento e estudo de Biopolímeros. Atuação em iniciação científica de análises físico-químicas de águas de chuvas armazenadas em cisternas, em cidades de Pernambuco. Atuação no setor administrativo e desenvolvimento de projetos na área de Engenharia Química e Ambiental. Experiência em procedimentos laboratoriais, monitorando disciplinas e ministrando mini-cursos. Atualmente, age como mentora de química para ensino médio e superior. Possui interesse nas seguintes áreas: Fenômenos de Transportes, Transferência de Calor e Massa, Ciência e Engenharia de Materiais e Gestão Ambiental.

João Victor Alves Laurentino, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca (2020). Licenciatura em Física em andamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência em engenharia mecânica na área de análise de sistemas de geração energética e Célula a combustível. Experiência em Física, com ênfase em ensino de Física e teoria Termodinâmica. Tem interesse em análises energéticas, exergéticas e ambientais de sistemas de geração de potência, cogeração e trigereção.

Downloads

Publicado

2021-10-02