Análises físico-químicas da qualidade da água de chuva armazenada em cisternas em cidades do interior de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.001.0015

Palavras-chave:

Escassez de água, Captação de água de chuva, Cisternas, Portaria de Consolidação N. 05 anexo XX.

Resumo

A escassez de água é um problema característico de diversas regiões, uma solução viável e alternativa é o armazenamento de águas de chuvas em cisternas, que tornou-se popular em distintas regiões. Enfatizando o semiárido brasileiro, a pesquisa em questão tomou como área de estudo o Agreste e a Zona da Mata de Pernambuco, captando amostras de águas de chuvas armazenadas em cisterna e caracterizando-as através de 13 diferentes análises físico-químicas, correlacionando seus resultados com os aspectos geográficos, frequência de limpeza nas cisternas e outros possíveis fatores que resultam em alterações de suas características, associando às suas respectivas finalidades, fundamentando-se à resolução CONAMA N° 357 de março de 2005 e a portaria de consolidação N° 05 de setembro de 2017 anexo XX. Evidenciou-se que 67% das amostras coletadas são destinadas para fins não potáveis, embora apenas 33,33% realizam algum tipo de tratamento da água armazenada. Os resultados indicaram alta concentração de magnésio, dureza, alteração do pH e índice elevado de oxigênio dissolvido. A partir dos resultados, foi possível identificar que as águas de chuvas são indicadas para fins não potáveis, embora necessite de tratamento básico para adequar suas características. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielma Ferreira de Melo, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Graduanda em Engenharia Química, pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Atuação em pesquisa de extensão de desenvolvimento e estudo de Biopolímeros. Atuação em iniciação científica de análises físico-químicas de águas de chuvas armazenadas em cisternas, em cidades de Pernambuco. Atuação no setor administrativo e desenvolvimento de projetos na área de Engenharia Química e Ambiental. Experiência em procedimentos laboratoriais, monitorando disciplinas e ministrando mini-cursos. Atualmente, atuo como Angel, programa de integração de calouros da IES, e monitora da disciplina Fenômenos de Transportes. Possui interesse nas seguintes áreas: Fenômenos de Transportes, Transferência de Calor e Massa, Ciência e Engenharia de Materiais e Gestão Ambiental.

Hôrtencia Júlia de Souza, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Possui ensino médio, segundo grau, pelo Colégio Adventista de Belo Jardim (2014). Atualmente está cursando Engenharia Química pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP/Wyden. 

Mylena Renata de Oliveira, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Graduanda em Engenharia Química; Fundadora e Ex-presidente da Empresa Júnior AQUA Jr.; Iniciação cientifica ESTUDOS COMPARATIVOS DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE ÁGUAS DE CHUVA ARMAZENADAS EM CISTERNAS USADAS EM HABITAÇÕES POPULARES DE ÁREAS URBUNA E RURAL NA REGIÃO DE CARUARU; Áreas de interesses: Tratamento de Água e Efluentes, nanotecnologia, indústria química, controle de qualidade.

Lígia Rodrigues Sampaio, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Sou doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande (2014), onde trabalhei com a utilização de bioadsorventes na remoção de metais pesados em leito fixo. Possuo Mestrado em Engenharia Química pela mesma Universidade(2009), onde trabalhei com Produção e Avaliação de bioadsorventes obtidos da torta de mamona para remoção de íons cobre em solução aquosa e possuo graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2007), onde trabalhei com caracterização e análise química dos nutrientes do algodoeiro herbáceo. E recentemente licenciada em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020). Sou professora do Centro Universitário do Vale do Ipojuca- UNIFAVIP, dos cursos de Engenharia Química, Civil, Mecânica, Produção, Sanitária e Ambiental e Farmácia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Agroecologia, Adsorção com biomassas, tratamento de resíduos, nutrição orgânica e mineral e caracterização química.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)